02/05/2024

Ministério das Comunicações anuncia ações de conectividade no Maranhão

Novas ações do Ministério das Comunicações voltadas à conectividade no início de 2024 vão acontecer no estado do Maranhão.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou de uma reunião no Palácio dos Leões no dia 11 de janeiro, com o governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão. Durante o encontro, foram discutidas iniciativas relacionadas à conectividade no estado, como a implementação da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o projeto do Cinturão Digital, que visa proporcionar iluminação inteligente ao Centro Histórico de São Luís.

Ministro das Comunicações

Juscelino Filho expressou a importância de ampliar a infraestrutura de fibra óptica, abrangendo todos os municípios do estado, e anunciou planos para avançar, ainda neste semestre, com o projeto de instalação de luminárias inteligentes 5G no centro histórico da capital maranhense. O ministro afirmou que pretende discutir essas iniciativas com o presidente na próxima semana, destacando a relevância dessas ações para o desenvolvimento da conectividade e inovação no Maranhão.

“Vou despachar na próxima semana com o presidente, pois é muito importante prover fibra óptica, fazer chegar em todos os municípios do estado. Fora isso, vamos avançar neste semestre com o projeto das luminárias inteligentes 5G no nosso centro histórico”.

O MCom afirma que no final de 2023 distribuiu mil computadores para 94 instituições em 74 municípios do estado do Maranhão. O ministro Juscelino, em colaboração com o presidente Lula, destacou o compromisso em desenvolver projetos significativos que vão além da simples conectividade nas escolas públicas, redes municipais e estaduais. Essas instituições estão programadas para receber internet de alta velocidade e acesso Wi-Fi.

Além disso, o MCom afirma que está atualmente envolvido na implementação do projeto do “Cinturão Digital”, com previsão de lançamento ainda este ano. Este projeto visa ampliar a infraestrutura digital, proporcionando uma rede abrangente e eficiente para aprimorar a conectividade em diversas regiões. Segundo a pasta, o compromisso do governo é garantir que as comunidades escolares e a população em geral se beneficiem dessas iniciativas, promovendo assim o acesso à tecnologia e à informação em todo o estado do Maranhão.

A primeira Blitz da Telefonia Móvel foi realizada em São Luís (MA), com medições detalhadas do sinal das operadoras em locais estratégicos, como a Avenida Litorânea, o bairro Itaqui-Bacanga e o Terminal de Integração Cohab/Cohatrac. O principal propósito dessa iniciativa é aprimorar a qualidade do sinal disponível para a população, elevando os padrões de serviço oferecidos pelas operadoras.

Durante a Blitz, uma viatura da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é empregada para avaliar a qualidade do sinal, bem como a taxa de download nas faixas 4G e 5G. Ao término da operação, a Anatel elabora um relatório abrangente, que será enviado não apenas à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (Setel/MCom), mas também compartilhado com parlamentares e as próprias operadoras. O intuito é proporcionar uma análise criteriosa e transparente dos resultados obtidos, visando a implementação de melhorias efetivas na prestação de serviços de telefonia móvel na região.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários