TV Globo encerra sinal nacional na parabólica

Programações locais serão liberadas para alguns estados.

Parabólica
Imagem: Wikipedia

A partir desta segunda-feira, 14, a TV Globo inicia uma operação de encerramento do sinal nacional para as parabólicas. O feed nacional (Sat HD) não será mais transmitido e a programação local entrará no lugar.

Desde então, o padrão era transmitir o sinal da Globo Rio. Nesse caso, várias regiões acompanhavam todo o conteúdo do Rio de Janeiro, por exemplo, e não os telejornais locais.


No entanto, as mudanças definidas pela emissora carioca prometem mudar o cenário. Os moradores do Espírito Santo, por exemplo, vão receber sinal da Globo Minas. Abaixo, a lista com o detalhamento das mudanças:

  • Espírito Santo: Globo Minas
  • Tocantins: TV Anhanguera (GO)
  • Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe: Globo Nordeste
  • Demais regiões que recebiam o sinal nacional: TV Globo de São Paulo

VIU ISSO?
Globo, FOX, Disney e Turner são investigadas pelo Cade
SKY anuncia a entrada do sinal de seis Afiliadas Globo
Abert e Anatel divergem sobre dados da TV aberta por parabólica

As parabólicas são também peças centrais no possível atraso do leilão 5G, já que a tecnologia pode causar uma interferência no sinal e deixar milhares de residências sem sinal de TV.

A falta de definição, inclusive, pode atrasar o leilão para 2021, nas previsões mais pessimistas já realizadas.

Sobre a possível mudança da TV Globo, a emissora foi procurada pela redação do Minha Operadora e enviou a seguinte nota:

“A oferta do sinal digital por satélite segue a premissa da digitalização do sinal pelo ar, pela qual passamos de forma muito bem-sucedida nos últimos anos: oferecer a melhor qualidade de imagem e som para a população, em um país de dimensões continentais e que tem na TV aberta sua principal fonte de entretenimento e informação. Evoluímos com o desligamento do sinal analógico com o mínimo de impacto para o público, mantendo a penetração nos domicílios brasileiros e respeitando o nosso modelo de regionalização. A alteração tem esse objetivo: levar ao público que já recebe o sinal digital pelas parabólicas conteúdo regionalizado, mais aderente às suas localidades. A mudança afeta uma parcela de receptores que ainda recebe o sinal nacional em detrimento do sinal regional. As localidades em que os receptores já recebem o sinal regional não serão afetadas.”

Com informações TudoCelular

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
12 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Edmar Antonio Da Silva

Agora q a TVs piratas cresce

Cidade - UF
Alto Parnaíba Maranhão
JOSE ADRIANO DE ALMEIDA

Gostaria muito de ter o sinal sathd,tv Sergipe moro em São Paulo capital tenho parabólica aguardando esse dia

Cidade - UF
São Paulo
Rodrigo

Se você tiver um receptor com satHD regional é só fazer o cadastro do cartão satHD para a região que tiver enterece algo do gênero

Cidade - UF
Xaxim
Cleverson

Então isso quer dizer quem tem o receptor análogico vai ficar sem a rede Globo?

Cidade - UF
Morretes
Antônio Fernandes Neto Cavalcanti

Não, vai ter sinal analógico só que o jornalismo mudou ficou por conta da Globo Rio, então ser seu conversor e analógico você vai saber todas as notícias do Rio de Janeiro, jornais, propagandas, e etc, o analógico permanecer infelizmente e a Globo Rio, ser quiser ter notícias da sua região compre um receptor Sat HD Regional, ou uma antena por assinatura, Oi Livre ou Sky Pré Pago, eu optei por Century Mídia Box HDTV B1, pois aqui na minha casa são duas TV, ser eu force colocar Oi Livre o custo e muito grande ultrapassar os 1.200 Reais, prefiro… Leia mais »

Cidade - UF
Buíque - Pernambuco
SERGIO

antonio,muitobem dito…mas vou lembrar um detalhe, em algumas regioes a globo local ficou restrita a algus aparelhos por assinatura, no caso do espirito santo,so e possivel ver tv regional pela OITV,POIS A TV GLOBO DO ES, FECHOU CONTRATO DE EXCLUZIVIDADES COM A OI POR 15ANOS, COMEÇANDO EM 2015, POR ISSO PRA VER TV GLOBO DO ESPIRITO SANTO NO INERTIOR SO COM ANTENA DA OITV,,NEM NOS APPS DEINTERNET TEM ESTE SINAL. NOS CAPIXABAS ESTAMOS PRESOS A UM CONTRATO NOCIVVO A ECONOMIA DA POPULAÇAO DO ES,,OUTRO DETALHE AS TVS GAZETA SUL E NORTE SO DISPONIBILIZARAO TV ABERTA HD TERRESTRES (ANTENAS COMUNS) EM… Leia mais »

Cidade - UF
JERONIMO-MONTEIRO-ES
Renato Brito

Rio Novo do Sul tem Tv Vitória e Tv Gazeta Sul HD só falta o SBT lembrar da cidade e ativar o sinal da Tv Tribuna em HD

Cidade - UF
Rio Novo do Sul-ES
Antônio Fernandes Neto Cavalcanti

O sistema Sat HD Regional deveria resolver o problema do SBT, desde o mês de janeiro só consigo assistir através do 1Seg definição nada agradável por uma empresa grande como o Sat HD, deveria dialogar com o SBT e liberam o sinal SD o HD ou DTH, pelo menos atenderia o pedido de mais de 25 milhões de antenas espalhadas pelo o país, eu que moro no Nordeste percebo que a TV por assinatura e a única opção mais infelizmente sair caro a Sky cobrar pra assistir canais abertos e o Oi Livre muito caro entre 650 a 800 Reais,… Leia mais »

Cidade - UF
Buíque - Pernambuco
Renato Brito

Coloque no satélite StarOne C3 75W Banda C vai pegar várias afiliadas e terá o SBT em HD

Cidade - UF
Rio Novo do Sul-ES
Renato

RJ TV RJ 1 no horário de meio dia na Globo Analógica me interessei em ter parabólica novamente já a Record TV Band e SBT só falam de São Paulo blá blá blá

Cidade - UF
Cachoeiras de Macacu-RJ
Vagner

Gostaria de assistir a série A do Brasileirão, porém aqui na Paraíba não passa mais!! É possível mudar o cadastro no site para outra região, por exemplo Rio ou São Paulo, ou só pode ser aqui da minha região? Vi a chamada do jogo de domingo a tarde e o jogo é da série B, tá de sacanagem.
Então, posso mudar o sinal para outra região?

Cidade - UF
Paraíba
Erick Nilson Silva

Tirei minha parabólica a alguns dias e penso em colocar Oi TV ou Sky pre pago.

Cidade - UF
Anapolis GO