22/04/2024

SpaceX lança primeiros 60 satélites Starlink para serviço de Internet

Até 2024 a constelação da SpaceX estará com 12.000 satélites.

A SpaceX lançou os primeiros 60 satélites da sua constelação Starlink, planejada para oferecer serviços de banda larga em todo o mundo. 

 
Os satélites foram lançados da Flórida usando o foguete reutilizável Falcon 9 da empresa, após vários dias de atraso devido às más condições meteorológicas. Cada satélite pesa 227 Kg.
Aproximadamente uma hora e dois minutos após a decolagem, os satélites Starlink foram implantados a uma altitude de 440km. Usaram então a propulsão a bordo para alcançar uma altitude operacional de 550km.
 
Os Starlinks estão, portanto, acima da Estação Espacial Internacional (cerca de 400 km), mas bem abaixo da maioria dos outros satélites em órbita da Terra, incluindo aqueles em órbita geoestacionária a 36.000 km de altitude.
VIU ISSO?
 
Ao todo, a constelação Starlink deve ser formada por 12.000 satélites. Os planos do magnata Elon Musk, dono da SpaceX, é oferecer, através do seus satélites, conexão com 1 Gb/s de velocidade até 2024.
Para receber a Internet da SpaceX, uma antena parabólica do tamanho de uma “caixa de pizza média” será necessária, segundo Musk. A empresa provavelmente será parceira das operadoras de telecomunicações, mas ainda não começou a procurar clientes
 
Atualmente existem cerca de 2100 satélites ativos na órbita da Terra (outros milhares estão em órbita, mas não estão mais em serviço).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários