Conta de telefone é responsável por 20% das negativações de CPFs

Boletos de TV por assinatura e internet também estão entre os principais vilões da inadimplência no país.

Foto: Josh Appel/Unsplash

Nesta segunda-feira, 4, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgou uma pesquisa com as principais despesas responsáveis pela negativação de CPFs no país. Entre os principais vilões da inadimplência, aparecem as contas de telefonia fixa ou móvel (20,2%) e a TV por assinatura e internet (16,5%).

Durante o levantamento, foram entrevistados 600 consumidores que tinham contas em atraso nos últimos 3 meses. A amostra inclui brasileiros de ambos os gêneros, acima de 18 anos, de todas as classes sociais e de todo o Brasil. A margem de erro é de 3,97 pontos percentuais. Os dados foram coletados presencialmente entre 13 de junho e 1º de julho.


A pesquisa também mapeou as despesas em atraso, mas que ainda não geraram negativação. As contas de telefonia correspondem a 13,6% e TV paga e internet 10,5%.

Por outro lado, para 47,8% dos entrevistados, as contas de telefone fixo e móvel estão entre os principais compromissos financeiros dos entrevistados. Já para TV por assinatura e internet, o percentual é de 33,3%.

VIU ISSO?

–> Ligações insistentes de cobrança realizada por operadoras é crime

–> Proposta que proíbe aviso de conta atrasada na tela da TV avança

–> Operadoras não podem mais bloquear a internet pós-franquia no Ceará

Perguntados sobre a priorização dos pagamentos de contas, a TV por assinatura e internet (73%) e conta de telefonia móvel ou fixo (66%) costumam ser pagas no prazo pelos usuários.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a pesquisa mostra não apenas o orçamento apertado dos consumidores e a falta de controle financeiro.

“Se por um lado, o cenário econômico não vem favorecendo o equilíbrio das contas; por outro, existe um aspecto comportamental importante. Boa parte das pessoas não costuma organizar seus gastos, fazendo compras além de suas possibilidades financeiras, que muitas vezes transformam-se em dívidas difíceis de serem pagas”, avalia a economista.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

1
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
Fábio Murilo Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Fábio Murilo
Visitante
Fábio Murilo

O problema e o seguinte…sou Tec instalador em uma Operadora aqui em Vila Velha – ES e observo que as pessoas principalmente de baixa renda utilizam o nome de filhos, sobrinho e até mesmo de pais e avós mortos para solicitar tv por assinatura, internet e fixo…junto vem o chip de celular…só pra se ter uma ideia eu fiz uma instalação de TV em uma residência onde o local só tinha 1 quarto, cozinha e banheiro e era com 2 pontos de TV…kkkk…não demorou 3 meses abriu uma retirada no local, uma semana depois nova instalação no mesmo local agora… Leia mais »

Cidade - UF
Vila Velha - ES