Consumidor será informado sobre cobertura ao adquirir linha móvel

Plano de ação aprovado pela Anatel prevê conscientização sobre a área de cobertura da operadora.

Ilustração smartphone
Imagem: Patrick Tomasso (Unsplash)

Se depender da Anatel e das operadoras brasileiras, ninguém mais vai adquirir uma linha móvel sem ter conhecimento da área de cobertura da prestadora em questão. O novo plano de ação aprovado pela agência, sugerido pela Oi, Claro, TIM, Vivo, Algar e Nextel, prevê a conscientização do consumidor.

Ou seja, daqui em diante, todos os interessados em adquirir linhas nas modalidades pré ou pós-pagas serão informados, antes da venda, sobre as condições de cobertura nas áreas que são de interesse.


A medida é válida para qualquer canal de venda: telefônico, físico, site, aplicativo, portabilidade, entre outros. Entender a abrangência do sinal de cada empresa de telefonia é essencial para a decisão de consumo.

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Informações sobre a área de cobertura e suporte às conexões 2G, 3G e 4G contribuem para que o consumidor não compre um aparelho ou plano de serviços inadequado ao uso pretendido.

No site de todas as operadoras, é possível conferir mapas e digitar coordenadas das regiões de interesse para conferir a cobertura de telefonia, assim como das conexões móveis disponíveis no Brasil.

A fiscalização da Anatel constatou que os consumidores recebem informações sobre a área de cobertura de cada operadora, mas não em todos os canais da venda e nem com a qualidade e precisão esperada.

Com informações de NOTISUL

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

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Jean Michel Skaleé
Colaborador
Jean Michel Skaleé

Quero é ver se dara certo isso. Ja precisei entrar em contato com a claro, onde a cidade que estava possuia 4G e a atendente insistia que não tinha cobertura.
Outra coisa muito comum, é parar em algum estabelecimento comercial, vendendo chip das 4 principais operadoras, mas so pegar um na localidade. Veremos como podera ser na pratica

Cidade - UF
Marechal Candido Rondon - PR
Rodrigo Santos
Colaborador

Pelo site é bem prático de adicionar essa informação. Fica fácil para visualizar. Agora não consigo ver como seria por telefone o atendente passar essa informação. Imagina como seria: “Na sua cidade tem uma antena no local tal que cobre a área tal em um raio de tantos metros.”

Cidade - UF
Rio de Janeiro - RJ
Jean Michel Skaleé
Colaborador
Jean Michel Skaleé

Era um problema que o chip só ficava em emergência. Depois com outro atendente pediu para ir em uma loja trocar o chip. Não fui pq a loja mais próxima fica a 100km. Aí dois dias depois voltou a conectar na rede

Cidade - UF
Marechal Candido Rondon -PR
Rodrigo Santos
Colaborador

O aplicativo +Happy da Nextel passou a exibir a área de cobertura nessa última atualização de novembro. Inclusive essa tinha sido uma das melhorias que eu havia sugerido em uma pesquisa de opinião. Parece que ele puxa a mesma página web que está no site. Poderia ser melhor, mas já é uma melhoria. Porém no aplicativo ainda não funcionou comigo.

Cidade - UF
Rio de Janeiro - RJ
Roberto Ramos
Colaborador
Roberto Ramos

Sou a Favor da união de todas as operadoras, em dividir o sinal das antenas, e que vença quem der o melhor plano.

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP