Consumidor será informado sobre cobertura ao adquirir linha móvel

Plano de ação aprovado pela Anatel prevê conscientização sobre a área de cobertura da operadora.

Ilustração smartphone
Imagem: Patrick Tomasso (Unsplash)

Se depender da Anatel e das operadoras brasileiras, ninguém mais vai adquirir uma linha móvel sem ter conhecimento da área de cobertura da prestadora em questão. O novo plano de ação aprovado pela agência, sugerido pela Oi, Claro, TIM, Vivo, Algar e Nextel, prevê a conscientização do consumidor.

Ou seja, daqui em diante, todos os interessados em adquirir linhas nas modalidades pré ou pós-pagas serão informados, antes da venda, sobre as condições de cobertura nas áreas que são de interesse.


A medida é válida para qualquer canal de venda: telefônico, físico, site, aplicativo, portabilidade, entre outros. Entender a abrangência do sinal de cada empresa de telefonia é essencial para a decisão de consumo.

VIU ISSO?

–> Call Center da Anatel é transferido para Recife

–> Anatel autoriza aumento nas tarifas de telefonia fixa

–> TV Paga está sentenciada à morte, diz Anatel

Informações sobre a área de cobertura e suporte às conexões 2G, 3G e 4G contribuem para que o consumidor não compre um aparelho ou plano de serviços inadequado ao uso pretendido.

No site de todas as operadoras, é possível conferir mapas e digitar coordenadas das regiões de interesse para conferir a cobertura de telefonia, assim como das conexões móveis disponíveis no Brasil.

A fiscalização da Anatel constatou que os consumidores recebem informações sobre a área de cobertura de cada operadora, mas não em todos os canais da venda e nem com a qualidade e precisão esperada.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Com informações de NOTISUL

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
5 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários