26/04/2024

Novo caminhão da Mercedes-Benz terá conectividade da Vivo

Primeiro veículo digital de grande porte do mercado brasileiro teve participação da operadora no desenvolvimento de dispositivos e aplicativos.

Foto: Mercedes-Benz

Com lançamento no Brasil previsto para o início de 2020, o Novo Actros, caminhão da Mercedes-Benz, teve todo o seu projeto de conectividade gerenciado pela Vivo Empresas, segmento B2B da Telefônica Brasil.

O veículo será o primeiro digital do mercado, contando com tecnologias interativas e conectadas, o que inclui sistemas de telemetria, inteligência artificial, algoritmos e automatização.

Por meio do sistema MB Uptime, os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) servirão de apoio aos clientes na gestão de frota, logística e manutenção dos caminhões.

O caminhão já sairá de fábrica com os SIM Cards da operadora. A Vivo será a responsável por gerir toda a conectividade dos dispositivos, garantindo a transmissão dos dados.

VIU ISSO?
–> Projeto obriga operadoras a garantir sinal de celular em rodovias
–> VivoCar já está disponível para clientes
–> Rede 5G é utilizada para conduzir um automóvel na China

“Este tipo de tecnologia é a tendência do mercado IoT, pois potencializa um novo modelo de negócio com as indústrias de manufatura, principalmente no setor automotivo com seus projetos de veículos conectados”, explica Diego Aguiar, chefe de IoT, Big Data e Inovação da Vivo Empresas.

A operadora também oferecerá à Mercedes-Benz o sistema Kite Platform, que permitirá a montadora fazer uma gestão avançada de seus dispositivos conectados à linha, podendo habilitar ou desabilitar serviços, coletar informações dos dispositivos IoT e até mesmo evitar mau uso por algum equipamento não autorizado.

O Novo Actros também conta com outras inovações, como o MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores por câmeras digitais, e o ABA 5, que freia o veículo automaticamente ao detectar obstáculos, além de painéis digitais, recarga sem fio e espelhamento de celulares.

Foto: Mercedes-Benz
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários