19/04/2024

Rede 5G é utilizada para conduzir um automóvel na China

Ford demonstrou carro controlado remotamente por meio de uma rede de dados; motorista estava a 3 km de distância do veículo.

Foto: Ford/Divulgação

A Ford apresentou na Smart China Expo (SCE), em Chongqing, no sudoeste da China, um veículo controlado remotamente por meio de uma rede 5G. A demonstração foi gravada e divulgada em vídeo pela montadora norte-americana.

O veículo utilizado foi uma versão adaptada do Lincoln MKZ Hybrid. O motorista, que estava a 3 km de distância, em Xiantao Big Data Village, usou os sinais de vídeo enviados pelo veículo para tomar decisões e controlar as funções de direção, aceleração e frenagem de forma remota.

Segundo a Ford, a apresentação só foi possível graças à estabilidade do sinal 5G. No entanto, por segurança, um motorista estava no veículo para assumir o controle, caso ocorresse algum problema durante a demonstração.

Atualmente, grandes empresas automobilísticas estão envolvidas na pesquisa e desenvolvimento de veículos semi ou totalmente autônomos.

A atual rede 4G é rápida o suficiente para transmitir conteúdo online em HD, mas não suporta carros autônomo. A expansão do 5G para consumidores finais terá uma grande influência no desenvolvimento de carros sem motoristas, tornando-os mais rápidos, inteligentes e seguros.

VIU ISSO?
–> Anatel escolhe empresa que vai testar o 5G no Brasil
–> Dispositivos 5G ultrapassam a marca de 100
–> Nokia antecipa que leilão de 5G do Brasil será o maior do mundo

O carro autônomo é apenas um exemplo das muitas tecnologias que serão introduzidas com o 5G. A realidade virtual e a inteligência artificial são outras inovações que se pode esperar.

Segundo projeções da consultoria 5G Américas, a rede 5G chegará a 75 milhões de conexões na América Latina até 2023.

Veja o vídeo da demonstração da Ford.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários