20/04/2024

Globo cancela faixa de novelas às 23h para priorizar streaming

Além da tradicional programação de novelas, emissora vai focar em conteúdos exclusivos para o Globoplay.

Verdades Secretas, novela das 23h.
Verdades Secretas, novela das 23h. Imagem: Divulgação Globo

Tudo indica que o público não verá mais novelas das 23h (também chamadas de superséries) nas telas da TV Globo. A emissora cancelou a faixa, mas continuará com produções do formato para o Globoplay.

A decisão pode ser estratégica para impulsionar o streaming do canal carioca e aumentar a base de clientes. A informação foi divulgada pela jornalista Patrícia Kogut.

Há anos, o horário serviu como linha alternativa para a Globo tirar do papel tramas mais adultas e ousadas que atendiam a demanda de um público saturado com as tradicionais e características novelas dos outros horários.

Sucessos como “Verdades Secretas”, “Gabriela”, “O Astro”, “Saramandaia”, “O Rebu” e outras produções são frutos da faixa exclusiva das 23h.

A primeira mencionada, inclusive, ganhará uma sequência, mas a continuação da história ficará para o Globoplay. O serviço será uma janela exclusiva para os espectadores que querem acompanhar a continuação.

O cancelamento afetou a supersérie “O Selvagem da Ópera”, escrita pela autora Maria Adelaide Amaral e com parte do elenco escalado para início das gravações. A solução encontrada foi transformá-la em uma curta novela das 18h.

VIU ISSO?
Sinal aberto: Globoplay libera série para todos por tempo limitado
TV Globo encerra sinal nacional na parabólica
Globo confirma Vivo como patrocinadora do Futebol 2020

Atualmente, a emissora se dedica na produção de séries para o streaming e exibe apenas o primeiro episódio na TV aberta, ou a temporada completa depois de alguns meses, com poucas exceções.

Outra estratégica da marca para impulsionar o Globoplay é investir em produções para o mercado global, com distribuição da Sony Pictures.

Três séries estarão prontas em breve para circular mundo afora. Uma delas, inclusive, foi toda filmada em inglês para ser um produto ainda mais interessante aos países que falam a língua.

Portanto, no Brasil, há a necessidade de tornar a plataforma de vídeo sob demanda da marca tão rentável quanto concorrentes de peso.

No mundo, a estratégica é circular as séries da marca e transformá-la em uma grande referência em produção de conteúdo global, não apenas na América Latina.

Procurada, a Comunicação da Globo enviou o seguinte comunicado:

“Inicialmente criada como uma supersérie, ‘O Selvagem da Ópera’ será expandida e ganhará novo formato, virando uma novela das 18h. Com o dobro de número de capítulos, a novela precisará ser reescrita. A decisão foi tomada pelo grande potencial da obra, que fala sobre a vida de Carlos Gomes, um brasileiro de grande reconhecimento internacional, que tem uma história desconhecida por muitos. A Globo passa a produzir conteúdos de 50 episódios especialmente para o Globoplay.”

Com informações do Jornal O Globo

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários