Brasileiros estão dispostos a pagar mais caro para ter 5G

Expectativa pela conectividade de quinta geração é alta, de acordo com uma pesquisa da Deloitte.

Ilustração
Imagem: Jack Sloop (Unsplash)

O 5G vai trazer muitas novidades para a vida cotidiana, especialmente por representar uma evolução que vai muito além de ser apenas a nova geração do 4G. Mas, há um caminho a percorrer até que seja possível explorar todo o potencial da nova tecnologia.

Uma pesquisa com dois mil usuários de telecomunicações no Brasil revelou hábitos, oportunidades e expectativas em torno da nova conexão. O levantamento é do Global Mobile Consumer Survey Brasil 2019, da Deloitte.


A informação que mais se destaca é que 69% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro para ter a tecnologia. Do número, 45% já considera migrar para um smartphone 5G assim que a novidade estiver disponível.

Entretanto, obviamente, fica impossível não ter uma preocupação com o aumento de preço nos planos de telefonia oferecidos no Brasil. Tudo vai depender do custo de infraestrutura e outros importantes elementos que terão efeitos no valor final.

VIU ISSO?

–> Por que o 5G é o coração da indústria 4.0?

–> Conheça o Laboratório 5G da TIM no Nordeste

–> TIM terá experimentação 5G em 10 lojas

De acordo com os vários testes já realizados, inclusive no Brasil, a velocidade da quinta geração é até dez vezes superior à do 4G. Mas a ansiedade também persegue que as empresas, que serão muito beneficiadas.

A tecnologia surge para implantar uma nova ordem do processo de globalização, segundo Márcia Ogawa, sócia-líder de telecomunicações, tecnologia e mídia da Deloitte. O 5G é uma possibilidade de transformação, especialmente para as empresas tradicionais.

No Brasil, a previsão de disponibilidade ainda é incerta. Operadoras como Algar, Oi, TIM e Claro já realizam testes e demonstrações da conexão, mas o leilão da Anatel ainda é um grande entrave.

O evento, anteriormente agendado para março de 2020, foi adiado para meados do ano que vem, com possibilidades de ir para 2021. O motivo é a possível interferência da nova conexão na TV via satélite. Uma solução precisa ser encontrada.

Com informações de Crypto ID

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
5 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Cicero

Essa noticia mentira isso nao existem noticia falsa nenguem q paga nada caro no brasiel nao

Cidade - UF
Pb
Jean Skalee

Então não sou brasileiro.

Cidade - UF
Marechal Candido Rondon -PR
Carlos

Considerando o tempo que vai demorar a chegar o 5G no Brasil, os valores irão estar ¨mais acessíveis¨.

Cidade - UF
Ceará
Rogério Pires

Então sou uma pessoa que está na contra-mão desta pesquisa! Creio que o 4G/4,5G ainda tem muito a ser massificado por aqui. Ter disponível na porta de casa a Fibra óptica (no meu condomínio tenho NET, Vivo Fibra, Algar Fibra) é muito mais vantajoso e barato do que uma tecnologia que ainda está engatinhando.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Eduardo Mariano

Que conversa é essa? Eu quero é promoção.

Cidade - UF
PB