24/04/2024

Brasileiros estão dispostos a pagar mais caro para ter 5G

Expectativa pela conectividade de quinta geração é alta, de acordo com uma pesquisa da Deloitte.

Ilustração
Imagem: Jack Sloop (Unsplash)

O 5G vai trazer muitas novidades para a vida cotidiana, especialmente por representar uma evolução que vai muito além de ser apenas a nova geração do 4G. Mas, há um caminho a percorrer até que seja possível explorar todo o potencial da nova tecnologia.

Uma pesquisa com dois mil usuários de telecomunicações no Brasil revelou hábitos, oportunidades e expectativas em torno da nova conexão. O levantamento é do Global Mobile Consumer Survey Brasil 2019, da Deloitte.

A informação que mais se destaca é que 69% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro para ter a tecnologia. Do número, 45% já considera migrar para um smartphone 5G assim que a novidade estiver disponível.

Entretanto, obviamente, fica impossível não ter uma preocupação com o aumento de preço nos planos de telefonia oferecidos no Brasil. Tudo vai depender do custo de infraestrutura e outros importantes elementos que terão efeitos no valor final.

VIU ISSO?

–> Por que o 5G é o coração da indústria 4.0?

–> Conheça o Laboratório 5G da TIM no Nordeste

–> TIM terá experimentação 5G em 10 lojas

De acordo com os vários testes já realizados, inclusive no Brasil, a velocidade da quinta geração é até dez vezes superior à do 4G. Mas a ansiedade também persegue que as empresas, que serão muito beneficiadas.

A tecnologia surge para implantar uma nova ordem do processo de globalização, segundo Márcia Ogawa, sócia-líder de telecomunicações, tecnologia e mídia da Deloitte. O 5G é uma possibilidade de transformação, especialmente para as empresas tradicionais.

No Brasil, a previsão de disponibilidade ainda é incerta. Operadoras como Algar, Oi, TIM e Claro já realizam testes e demonstrações da conexão, mas o leilão da Anatel ainda é um grande entrave.

O evento, anteriormente agendado para março de 2020, foi adiado para meados do ano que vem, com possibilidades de ir para 2021. O motivo é a possível interferência da nova conexão na TV via satélite. Uma solução precisa ser encontrada.

Com informações de Crypto ID

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários