Usuários em diversas cidades relatam falha na rede da Claro

Clientes das regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste não conseguem realizar ligações ou acessar internet da Claro; Vivo também enfrenta problemas.

Na tarde desta sexta-feira, 6, clientes da Claro estão enfrentando problemas com a telefonia e internet da operadora. Segundo o DownDetector, site que registra instabilidade em serviços digitais, usuários das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, entre outras, estão enfrentando problemas para utilizar serviços móveis.

A falha começou por volta das 15h (horário de Brasília). Pelos comentários dos usuários, as chamadas ficam caindo frequentemente e a conexão 4G está oscilando ou está muito lenta. O DownDetector recebeu mais de 5000 reclamações em pouco mais de uma hora.


Mapa do DownDetector identificando as cidades que apresentam a falha da Claro

Em 20 de agosto, a Claro sofreu uma pane parecida, com relatos de problemas de sinal e instabilidade da internet móvel oferecida pela operadora.

VIU ISSO?
–> Claro muda novamente regulamento do Claro flex
–> Claro deve ser a primeira operadora com recarga via criptomoedas
–> ‘Agora, NET está na Claro’, diz novo comercial da operadora

O site indicou ainda que a Vivo também enfrenta dificuldades em seu serviço de internet móvel. Desde as 7h da manhã clientes das regiões sudeste, centro-oeste e nordeste estão relatando problemas, com um pico maior às 15h. “Dados móveis sem funcionar em boa parte da cidade, Mogi Mirim/SP”, comentou um usuário.

Procurada pelo Minha Operadora, a Claro informou que está ciente do ocorrido e que está apurando a causa da falha.

Até o momento da publicação desta matéria, a Vivo não deu retorno sobre os problemas relatados.

ATUALIZAÇÃO [06/09/2019 – 17H23]

A Claro emitiu um comunicado sobre a falha:

“A Claro informa que seus serviços operam dentro da normalidade. Na tarde desta sexta-feira (06), por volta das 15h, alguns clientes podem ter percebido instabilidades devido a uma oscilação na rede móvel da operadora. As equipes técnicas da companhia atuaram rapidamente no caso e os serviços foram restabelecidos no menor tempo possível.”

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

6
Deixe um comentário

avatar
4 Número de Comentários
2 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
6 Autores de comentários
José CarlosRogério PiresJoséclaudinei gabriel pintoAldevany Hugo Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
EDMAR FERNANDO CALIXTO
Visitante
EDMAR FERNANDO CALIXTO

Sou cliente Claro flex, e fui informado que na minha região SP, estaria ocorrendo uma manutenção até as 15:30 de hoje. Até o momento estou super satisfeito com o plano e com os serviços prestados pela operadora. Já a Vivo não me informou sobre nada, mas notei dificuldades em fazer ligações.

Cidade - UF
SÃO PAULO
José
Visitante
José

Tem vários fatores que causa falha do tipo, podendo ser em equipamentos e rompimento de fibra óptica (o que é bem provável) que faz ter sinal mas fica inoperante pra realizar chamada e uso de internet.

Cidade - UF
São Paulo
Aldevany Hugo
Visitante
Aldevany Hugo

É sempre muito complicado quando há falhas assim, muita gente sai prejudicada, contudo, como é um sistema ainda operado em parte e construído por humanos, é passível de falhas.

Cidade - UF
São Luís de Montes Belos/GO
claudinei gabriel pinto
Visitante
claudinei gabriel pinto

alguem da minha operadora poderia me dizer porque as operadoras instalam torres em determinados locais e ficam 6meses ou ate 1 ano pra colocar os acessorios de recepção e transmissão nas torres pois aqui onde moro sumaré sp a claro ja tem autorização da prefeitura e até consta no saite da anatel mais ta só a torre

Cidade - UF
SUMARE
Rogério Pires
Visitante
Rogério Pires

Testemunhei a mesma coisa na construção de uma torre da TIM a uns 100 metros do meu apto; 3 dias para construção da torre e 1 ano e meio para instalarem os equipamentos e de fato começar a pegar o sinal dela.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
José Carlos
Visitante
José Carlos

Aqui no Rio de janeiro bairro Inhoaíba está caído o sinal da Claro toda hora tanto dentro de casa e fora de casa próximo no local que eu moro peço que ele toma uma providência mais depressa possível local que está acontecendo rua do ipê Ana Gonzaga RJ CEP23059496 problema está acontecendo des 12:00 fica com o sinal fraco caindo toda hora

Cidade - UF
idência