29/03/2024

Claro, Vivo, Oi e TIM se comprometem com iniciativa ambiental

Setor móvel vai passar uma agenda de descarbonização liderada pela GSMA.

Ilustração meio ambiente
Imagem: Pixabay

Quais são os impactos climáticos da telefonia móvel? Com o mundo em alerta sobre as questões ambientais, os maiores grupos empresariais do mundo se comprometeram com uma iniciativa da GSMA. A ideia é ter um plano de ação climática para a indústria, que esteja de acordo com o Acordo de Paris.

Ao todo, 50 operadoras concordaram em se juntar para divulgar dados como o uso de energia e emissões de gases de efeito estufa (GEE) e outras informações.

Na lista, estão: América Móvil, Telefónica, Telecom Itália e Oi. Respectivamente, donas da Claro, Vivo e TIM, além da conhecida tele carioca.

Essa será apenas a primeira fase do projeto, que depois segue para o desenvolvimento de um roteiro de descarbonização para toda a indústria móvel, até fevereiro de 2020. A ideia é envolver todos os grupos empresariais e alcançar zero emissões de gases danosos ao meio ambiente até 2050.

VIU ISSO?
Sua operadora se preocupa com o meio ambiente?
Vivo pretende reduzir o consumo de plástico
Internet supera indústria aeroespacial na emissão de CO2

A iniciativa é alinhada com o Science Based Targets (SBTi), que tem uma estrutura transparente e eficaz para atender aos objetivos do Acordo de Paris, cuja pretensão é limitar o aquecimento global a 1,5ºC até 2050.

Entretanto, a chave para alcançar todas as metas estabelecidas é a energia renovável. As operadoras precisam dela para conseguir reduzir seus impactos ambientais e cumprir as obrigações supracitadas.

Não existe uma metodologia projetada para a indústria móvel, mas com essa junção de empresas, que representam mais de dois terços de toda a conexão do mundo, a ideia é que os grupos chegam a uma solução.

Para a meta ser atingida, as companhias vão depender de uma série de fatores. A localização geográfica é um deles.

No Brasil, todas as operadoras já consomem energia de fontes sustentáveis. É um bom começo!

Com informações do Tele.Síntese

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários