CNN Brasil sofrerá resistência na TV por assinatura?

Com contratações e investimentos a todo vapor, emissora ainda não anunciou parceria com as operadoras de TV paga para transmissão.

Logo CNN Brasil
Imagem: Divulgação Twitter CNN Brasil

Desde o início do ano, circulam notícias sobre a chegada da CNN no Brasil, emissora da Time Warner. De lá até aqui, foram inúmeras contratações e anúncios: jornalistas renomados da TV Globo e Rede Record, programas ao vivo e muita especulação sobre as atividades da rede em terras brasileiras.

Entretanto, quais serão as janelas de transmissão? A CNN terá fácil entrada entre os canais fechados? A resposta para a pergunta pode ser negativa. O primeiro indício é a forte evasão de clientes na TV por assinatura.


De acordo com os dados da Anatel, a redução é contínua. Até junho, o comparativo com 2018 garantia a perda de 1,23 milhão de clientes. A atual líder de mercado é a Claro, seguida pela SKY.

A CNN fez grandes apostas para conquistar a audiência brasileira. Entre as contratações, estão os jornalistas Monalisa Perrone, Evaristo Costa e Reinaldo Gottino, nomes que garantiram a liderança no ibope para a TV Globo e Record.

Mas as atrativas estrelas do jornalismo podem não surtir tanto efeito se o canal sofrer limitações com as janelas de transmissão, que são as empresas de TV paga.

VIU ISSO?
Americana AT&T formaliza seu interesse pela Oi
WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max
Anatel adia decisão sobre compra da Warner pela AT&T

A AT&T é a atual dona da Time Warner, mas no Brasil ainda precisa do aval da Anatel para concluir a aquisição. As duas devem se unir em breve, com o fim da proibição para propriedade cruzada.

A regra imposta pela Lei da TV paga impede que uma distribuidora de conteúdo detenha mais de 50% do controle de uma empresa de mídia. Nesse caso, a operadora americana é a controladora da SKY no Brasil e passará a ser dona dos canais Warner. A CNN Brasil está incluída no pacote.

Com a aquisição aprovada, a emissora terá fácil entrada na grade da SKY. No entanto, deve enfrentar um grande desafio pela frente, já que não anunciou parceria com nenhuma grande operadora de TV por assinatura para distribui-la.

A Claro, forte concorrente da SKY, pode não facilitar o caminho para a CNN Brasil entrar na sua grade, de acordo com o colunista Daniel Castro. Sobre as outras, ainda não dá para fazer qualquer previsão.

Mas será que a concorrência vai ficar feliz em ver a SKY no controle da mesma empresa que a Time Warner? Vale lembrar que a empresa é dona dos canais HBO, Cartoon Network, CNN, TNT e outros.

O certo até agora é que a CNN precisa, além de contratar líderes de audiência, garantir múltiplas janelas de transmissão.

Com informações do jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

2
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
1 Número de Comentários
1 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
Evandro Pereira de matos Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Evandro Pereira de matos
Visitante
Evandro Pereira de matos

Boa tarde sou Evandro Pereira de matos tenho 56 anos sou natural de Ibicuí BA residente em São Paulo SP leigo no assunto tv gostaria de fazer reportagem sobre o sertão nordestino um cidadão comum com uma câmera na mão fazendo video sobro sofrimento desse gente se houveer enterece estou a disposição para maiores informações sei que já fizeram várias matérias sou um cidadão sem prática só vontade de trabalhar e fazer acontecer fico grato se esse comentário chegar até vocês da direção da CNN Brasil

Cidade - UF
São Paulo SP
Evandro Pereira de matos
Visitante
Evandro Pereira de matos

Gostaria de ter uma oportunidade para desenvolver umas matérias tenho certeza que ia ter bastante comentários fico. No aguardo me dá uma oportunidade vou trabalhar duro para manter uma boa audiência

Cidade - UF
São Paulo SP