20/04/2024

Até 2025, 5G estará em 60% do planeta

Encomendado pela Huawei, um estudo prevê uma forte expansão para a conectividade de quinta geração nos próximos anos.

Ilustração planeta Terra
Imagem: Pixabay

Os entusiastas pelo 5G já podem ficar animados. Um estudo atual prevê que cerca de 58% do planeta estará coberto pelas redes de quinta geração até 2025. Ou seja, isso significa que 6,2 bilhões de pessoas no mundo terão acesso à internet de alta velocidade.

A Huawei, uma das maiores fornecedoras de equipamentos de TI no mundo, encomendou o estudo realizado pela Global Industry Vision. A nova internet móvel vai muito além de ser apenas uma versão mais rápida do 4G.

O 5G é visto como essencial para o desenvolvimento de novas tecnologias, inteligências artificiais, realidade virtual, aumentada e serviços que podem configurar uma cidade completamente digital.

Entre eles, carros autônomos, operações médicas a distância e outras novidades que prometem revolucionar o mundo que nós conhecemos na atualidade.

VIU ISSO?
5G pode ser o atestado de óbito da TV por assinatura; Entenda
Rumor: Anatel pode ter superfaturado previsão de lucro do leilão 5G
Leilão do 5G não ocorrerá em março de 2020

Ainda não há clareza sobre quais serão as regiões que terão o primeiro contato diário com o 5G. Entretanto, é certo de que isso ocorra nos países que já estão avançados com a tecnologia, como Estados Unidos e China.

No Brasil, as redes ainda devem demorar. Um leilão, agendado para março de 2020, deve ser adiado. Pois há uma questão de interferência no sinal das parabólicas que pode afetar gravemente a transmissão de algumas emissoras de TV aberta.

Entretanto, a movimentação mundial pelo 5G mostra que os próximos cinco anos são promissoras para a expansão da conectividade, que promete revolucionar inclusive o mercado de trabalho.

Com informações da EXAME

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários