17/04/2024

Rumor: Anatel pode ter superfaturado previsão de lucro do leilão 5G

Estimativa gira em torno de R$ 20 bilhões. Metade do lucro deve ir para o caixa do governo.

Ilustração conexões
Imagem: Pixabay

De acordo com as últimas informações veiculadas na imprensa, o leilão do 5G no Brasil pode gerar um lucro estimado em R$ 20 bilhões. Meta desse valor será destinado ao caixa do governo, enquanto a outra deve ir para investimentos. Entretanto, o Jornal O Globo deu uma outra perspectiva para a previsão de lucro.

Segundo uma publicação do colunista Lauro Jardim, trata-se de um “sonho superfaturado” da Anatel. Pois os presidentes de duas das quatro maiores empresas de telecomunicações que operam no Brasil garantem que não vai chegar nem perto desse valor.

Entretanto, é importante destacar que se trata de um rumor. Uma informação não confirmada ou comentada por qualquer membro da Anatel ou das operadoras de telecomunicações oficialmente.

VIU ISSO?
5G pode ser o atestado de óbito da TV por assinatura; Entenda
Leilão do 5G não ocorrerá em março de 2020
5G pode interferir nos sinais da TV aberta; Eutelsat sugere solução

O leilão do 5G está agendado para o primeiro trimestre de 2020, mas poderá ser adiado. Tudo por conta da interferência de sinal na frequência de 3,5 GHz, que pode afetar diversas emissoras de TV aberta.

Tudo indica que a Anatel ainda estuda uma forma de alinhar o tema com as operadoras, fabricantes e emissoras de equipamentos eletrônicos. Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência, admitiu que a questão é complexa e que ainda não se sabe em quanto tempo a discussão será encerrada.

Ou seja, apesar do agendamento para março de 2020, o leilão do 5G pode sim sofrer atrasos.

Com informações do jornal O Globo

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários