Proteste: dicas para se livrar de ligações de telemarketing

Entidade de defesa do consumidor cita alguns passos que o consumidor pode adotar para se livrar das tão famosas ligações incômodas de telemarketing.


Nem sempre é fácil manter a simpatia durante ligações de telemarketing que oferecem produtos ou serviços. Quando o consumidor passa a receber chamadas frequentes e insistentes, mesmo após ter dito que não tem interesse naquela oferta, não é raro perder a calma.



O que muita gente não sabe, é a possibilidade de bloquear esse tipo de chamada, explica a Proteste, entidade de defensa do consumidor. “Nos Procons de alguns estados ou cidades, você pode cadastrar seu número para que deixe de receber ligações dessa natureza. Você deve acessar o site do órgão estadual ou municipal e incluir um ou mais números”, destaca a entidade.




Quando esse cadastramento completar 30 dias, as empresas ficarão proibidas de ligar para os números que você informou.
Para saber se podem ou não entrar em contato com determinados consumidores, as empresas de telemarketing e os fornecedores de produtos ou serviços precisam se cadastrar no Procon para acessar a lista de telefones bloqueados para chamadas de telemarketing.

VIU ISSO?


Agora, se mesmo assim, você receber uma ligação de telemarketing, anote o nome da empresa e o horário da ligação e faça uma denúncia ao Procon. Em alguns estados, as empresas que insistem com essa conduta inconveniente são multadas. 


Recentemente noticiamos o caso da Claro que terá que indenizar em R$ 40 mil, por danos morais, um consumidor que recebia mais de 10 ligações diárias da operadora, em um determinado dia foram 23 ligações!

Vale lembrar que o sistema de bloqueio não cobre todos os tipos de ligações. Entidades assistenciais que costumam ligar para pedir doações e empresas de cobrança não são afetadas.

Chamadas feitas para pesquisas de opinião e satisfação, na etapa de pós-venda e voltadas para o relacionamento entre empresas e clientes, não podem ser bloqueadas.

Se você for importunado constantemente por ligações de telemarketing, faça uma reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), seja pelo telefone 1331 ou por meio do site do órgão.

Caso continue tendo problemas com ligações de telemarketing, entre em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor por meio do telefone 4003-3907.

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
Carlosw Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Carlosw
Visitante

Fiz o cadastro mas não resolveu o problema. Instalei um aplicativo para bloqueio das chamadas por DDD.