16/04/2024

Ligações de telemarketing das operadoras podem acabar em breve

Segundo uma determinação da Anatel, consumidores que não quiserem mais receber as chamadas poderão se manifestar a partir de julho.

Todo mundo certamente já recebeu uma ligação indesejada de telemarketing. No trabalho, na faculdade, em casa, durante o sono, muitas sempre em momentos inoportunos que geram muito incomodo nas pessoas.

Para resolver o problema, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as empresas de telefonia, internet e TV por assinatura criem uma lista com o nome e número dos consumidores que não desejam mais receber esse tipo de chamada.

A ordem é que a implementação ocorra até o dia 13 de julho. As empresas serão responsáveis pela criação do canal no qual os clientes poderão manifestar o desejo.

VIU ISSO?
– Lei determina horários para ligações de telemarketing
Projeto que suspende venda de linhas por operadoras mal avaliadas é rejeitado
– Ativação de fibra ótica tem crescimento recorde em maio

Ligações geradas por robôs e com gravações automáticas também estão na mira da Anatel, que busca medidas de controle e combate, por conta dos incômodos gerados aos consumidores.

A medida valerá para as operadoras Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

No estado de São Paulo, os moradores podem realizar o bloqueio de chamadas de telemarketing no portal do PROCON SP, graças a Lei nº. 13.226, de 2008.

Os moradores do Paraná também possuem o direito. Uma lei de 2009 permite o bloqueio de chamadas de telemarketing para os clientes. Basta acessar o site do PROCON PR e seguir os passos informados. As informações são do portal da CBN Curitiba.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários