Ligações de telemarketing das operadoras podem acabar em breve

Segundo uma determinação da Anatel, consumidores que não quiserem mais receber as chamadas poderão se manifestar a partir de julho.

Todo mundo certamente já recebeu uma ligação indesejada de telemarketing. No trabalho, na faculdade, em casa, durante o sono, muitas sempre em momentos inoportunos que geram muito incomodo nas pessoas.

Para resolver o problema, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as empresas de telefonia, internet e TV por assinatura criem uma lista com o nome e número dos consumidores que não desejam mais receber esse tipo de chamada.


A ordem é que a implementação ocorra até o dia 13 de julho. As empresas serão responsáveis pela criação do canal no qual os clientes poderão manifestar o desejo.

VIU ISSO?
– Lei determina horários para ligações de telemarketing
Projeto que suspende venda de linhas por operadoras mal avaliadas é rejeitado
– Ativação de fibra ótica tem crescimento recorde em maio

Ligações geradas por robôs e com gravações automáticas também estão na mira da Anatel, que busca medidas de controle e combate, por conta dos incômodos gerados aos consumidores.

A medida valerá para as operadoras Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

No estado de São Paulo, os moradores podem realizar o bloqueio de chamadas de telemarketing no portal do PROCON SP, graças a Lei nº. 13.226, de 2008.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Os moradores do Paraná também possuem o direito. Uma lei de 2009 permite o bloqueio de chamadas de telemarketing para os clientes. Basta acessar o site do PROCON PR e seguir os passos informados. As informações são do portal da CBN Curitiba.

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários