16/04/2024

Acaba o impasse entre a Huawei e os Estados Unidos

Empresa está liberada para voltar a negociar com empresas americanas. Parceria com o Google deve ser retomada.

É o fim! O presidente Donald Trump retirou as restrições impostas a Huawei nos Estados Unidos. A empresa agora é livre para voltar a negociar com companhias americanas.

A negociação mais esperada é com o Google, já que os smartphones da marca perderiam o sistema Android e a Huawei já havia até começado o desenvolvimento de um novo sistema operacional.

Depois da conversa entre Donald Trump e Xi Jinping, presidente da China, na reunião no G20, a decisão foi tomada. A bandeira branca foi levantada quando o país se comprometeu a fazer uma grande compra de produtos agrícolas americanos.

VIU ISSO?
– Briga da Huawei com os EUA não preocupa a TIM
– Huawei promete altos investimentos no 5G
– Huawei pede registro de sistema que substituirá Android

A notícia surte um grande efeito no mercado de telecomunicações, afinal, a Huawei é uma maiores fornecedores da infraestrutura do 5G no mundo inteiro. O embargo com os Estados Unidos poderia atrasar a chegada da conectividade de quinta geração em diversos locais.

O impasse começou depois que a marca foi acusada de colaborar com espionagens do governo chinês contra os americanos. Por falta de provas, Barack Obama, ainda presidente na época, inocentou a Huawei.

Mas assim que Donald Trump assumiu, a guerra comercial se agravou e as velhas acusações vieram à tona e ocasionaram nas polêmicas restrições.

Atualização: Nesta terça-feira, a Casa Branca afirmou que a Huawei segue impedida de comercializar a tecnologia 5G nos Estados Unidos, mas a trégua é oficial e a marca poderá vender pequenos componentes para empresas americanas.

Peter Navarro, assessor comercial do governo americano, afirmou que Washington ainda teme que a companhia utilize o 5G para realizar espionagens.

Com informações do UOL.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários