Campanhas e ofertas das teles para o Dia dos Namorados diminuem

Se comparadas com as promoções de anos anteriores, as realizadas neste ano foram bem tímidas e pontuais.

Quem acha que as ofertas das operadoras para o Dia dos Namorados escassearam neste ano não está enganado. Basta verificar as promoções e campanhas anunciadas para esta quarta-feira e as que elas preparavam para os pombinhos celebrarem a data em anos anteriores. Até o ano passado, algumas operadoras ainda davam destaque para as comemorações da data. A Vivo, por exemplo, lançou uma campanha de muito sucesso, chamada EX4GERADO, na qual, ao mesmo tempo em que anunciava uma série de ofertas de smartphones e acessórios, prestava homenagem ao cantor Cazuza, criando uma nova versão para um dos seus maiores sucessos, a música Exagerado, que completará 30 anos.

O filme mostrava a rotina e as missões de um cupido um pouco diferentes dos que somos acostumados a conhecer. Confira abaixo a campanha, intitulada “Cupido 4G“. Em paralelo, a operadora anunciava várias ofertas para smartphones, dispositivos vestíveis e acessórios de grandes marcas.


No ano anterior, em 2017, a Vivo foi mais ousada e incentivava clientes a largarem o celular e reviverem o amor. A campanha para o Dia dos Namorados da operadora sugeria a reflexão: “Deixe o celular de lado e #Renamore”.

10 MIL MINUTOS EM LIGAÇÕES

Quem inovou mesmo oito anos atrás foi a Claro, que preparou uma promoção especial de recarga de celular para seus clientes comemorarem a data. A oferta disponibilizava até 10 mil minutos em ligações para Claro e 1.000 minutos para telefones fixos. Cada minuto gerado em chamadas recebidas valia R$ 1 em bônus para uso no mês seguinte.

VIU ISSO?
Claro é obrigada a aumentar velocidade de internet de cliente
Claro não cumpre oferta prometida para quem tenta mudar de operadora
App da Anatel para comparar ofertas de telecom será lançado em 2019

Na campanha de 2011, a operadora instava as pessoas a compartilharem cada momento, afirmando que isso era o que deixava o amor sob medida. A promoção estabelecia que na contratação do serviço de internet o cliente recebia em dobro por 1 ano. “Assim você poderá ficar ainda mais juntinho do seu amor”, dizia a campanha, como mostra o vídeo abaixo.

CAMPANHA AGRESSIVA

Em 2012, por exemplo, para celebrar o mês dos namorados, a TIM realizou, em Salvador, uma ação promocional em que brindou os casais apaixonados. Com decoração temática e a presença de promotores, as lojas próprias da TIM promoveram brincadeiras com seus clientes, valendo brindes exclusivos. Dentre os celulares que tiveram os preços reduzidos, o destaque foi recém-lançado à época Nokia Lumia 710.

Há dois anos, a operadora fez uma promoção na qual os clientes que aderissem a um dos seus planos TIM Black poderiam obter não só um melhor custo-benefício em sua conta como também alguns brindes bacanas como, por exemplo, maçãs do amor, cartazes personalizados, ingressos de cinema e mais.

Mas talvez a campanha mais “agressiva” da TIM para o Dia dos Namorados foi a de 2012 em que oferecia a cada semana um modelo de smartphone com 15% de desconto para impulsionar as vendas. A redução era parte da estratégia da marca para popularizar e incentivar o acesso à internet pelo celular.

O AMOR ESTÁ NO AR

Cinco anos atrás, em 2013, a Nextel lançou uma promoção que tinha como pano de fundo a história de Laura e Vitor, em que ele se declarava para a namorada e aproveitava o Dia dos Namorados para fazer o pedido de casamento a ela. O vídeo foi um tremendo sucesso e ajudou a impulsionar as vendas da operadora.

OFERTAS EM ABUNDÂNCIA

Nos anos anteriores a profusão ofertas vinha também de operadoras menores, que davam grande ênfase à data. Para promover o seu plano Super Pré, em que com uma única recarga o cliente podia falar à vontade com qualquer operadora local fixa ou celular por um ano, a Sercomtel criou, em 2016, um vídeo no qual vários casais de namorados conversavam sem preocupação com o custo da ligação.

No ano de 2015, a Algar Telecom, por sua vez, fez uma promoção em sua página no Facebook em que incentivava os casais: “Passe o Dia dos Namorados com seu amor, juntinhos no mesmo sofá… “. Era a estratégia para impulsionar seu serviço móvel de voz.

O fato é que, se comparadas com os anos anteriores, as promoções realizadas neste ano foram bem tímidas e pontuais. Chama atenção também a escassez de campanhas nas redes sociais, TV, etc., e a pequena quantidade de ofertas.

About Erivelto Tadeu
Jornalista com mais de 30 anos de experiência, exercendo as funções de repórter, redator, editor, especializado nos setores de tecnologia da informação, internet e telecomunicações.

1
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Creio que diversos fatores explicam a situação atual; 1) Crise econômica, onde empresas não estão investindo tanto assim em Marketing e os clientes, em sua maioria com planos “Controle” que não ultrapassam R$ 50,00; 2) Hoje todas as operadoras ofertam chamadas de voz local e DDD ilimitado, antigamente isso era atrativo, hoje chega a ser indiferente, tanto que as operadoras quase não sitam o serviço de “voz” nos comerciais. Hoje, nós clientes queremos qualidade na prestação de serviços! Antes o valor dos planos bastava para atrair os clientes, hoje os valores dos planos quase não tem diferença de uma operadora… Leia mais »