17/04/2024

Milhares de cidades têm banda larga máxima de 5 Mbps no Brasil

De acordo com a Anatel, velocidade de internet ainda é extremamente baixa em 2.200 cidades.

Um relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgado na última semana, mostrou que 2.200 cidades no Brasil ainda têm velocidade máxima de banda larga inferior a 5 Mbps.

O resultado é bastante negativo e mostra uma limitação na internet de quase 40% da população brasileira.


Quanto à densidade da população conectada, que mede a quantidade de acessos a cada 100 habitantes, a média é de 13%, próximo à média mundial, mas abaixo de países desenvolvidos, que fica em torno de 30%. Entre as operadoras, Claro, Vivo e Oi concentram 83% do total de assinantes.
De acordo com o conselheiro Aníbal Diniz, a reformulação da Lei Geral de Telecomunicações, da Lei do Fundo de Universalização (Fust), da Lei do Fundo de Fiscalização e da Lei do Plano Brasil Maior poderiam mudar o cenário da internet no Brasil, a renda do Fust auxiliando na expansão e manutenção de infraestrutura.
LEIA TAMBÉM:
Os dados foram compilados para o Plano Estrutural das Redes de Telecomunicações (Pert) e divulgados por Diniz ao portal Telesíntese.
Vale lembrar que, apesar da baixa velocidade, o setor de banda larga registrou um crescimento de fevereiro para março de 2018. Hoje há um total de 29.689.814 brasileiros com internet em casa. Apesar disso, a qualidade ainda precisa ser revista em vários locais.
Recentemente, o Minha Operadora lançou um serviço para medir a velocidade da internet, que pode te ajudar a entender qual é a qualidade da sua rede. 

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários