28/03/2024

Conselheiro da Anatel defende ampliação de capacidade da banda larga

Igor Freitas defende a ampliação da rede de transporte de alta capacidade para potencializar banda larga no Brasil.
Em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, o conselheiro da Anatel, Igor Freitas, defendeu a ampliação das redes de alta capacidade para melhorar a banda larga no Brasil.

Freitas fez uma análise do setor e destacou que 2.221 municípios contam com redes de fibra óptica, mas que a velocidade de conexão ainda é muito baixa, por volta de 5 Mbps, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O conselheiro citou o acordo de cooperação entre a Anatel e o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para relacionar a ampliação da infraestrutura de banda larga em regiões carentes do país com a melhora dos indicadores sociais e econômicos.

Eduardo Navarro, presidente da Telefônica Vivo, também participou da audiência e destacou a alta carga tributária do Brasil no setor, que é de 44%, a maior do mundo, e que apenas 369 municípios do país têm suporte para velocidades maiores que 10 Mbps.

O advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Rafael Zanatta, ressaltou que as desigualdades no acesso à internet no país ainda são gritantes, pois cerca de 30 milhões de domicílios não possuem internet.

Também participaram da audiência o diretor do departamento de banda larga do MCTI, Artur Coimbra, o secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, e o diretor de assuntos governamentais da Cisco Systems, Giuseppe Marrara.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários