23/04/2024

Plano Nacional de Banda Larga será expandido graças a novo satélite

Satélite SGDC está em fase de testes e será usado para a implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) está em fase de transferência de comando para a Telebras. O handover, como é chamado esse processo, terminará no dia 30 de junho, quando a empresa brasileira assume o comando total do equipamento.



Os testes do SGDC são feitos pela Thales Alenia Space, empresa francesa que construiu o satélite. Todos os procedimentos vem sendo acompanhados pelo Centro de Operações Espaciais da Telebras.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, afirmou que o SGDC viabilizará avanços na área de inclusão digital, diminuindo a desigualdade, gerando oportunidades e aperfeiçoando serviços de saúde e educação.
O satélite passa agora pelos procedimentos finais para entrar em operação definitiva, e até o momento o resultado é satisfatório. No fim desse período, a Telebras deve ativar clientes na rede satélite. Uma parceria entre a estatal e os ministérios da Saúde e Educação permitirá que ao menos 7 mil equipamentos públicos de todas as esferas do governo se conectem à rede mundial de computadores, ampliando assim o PNBL.
O SGDC trará inclusão e cidadania, acirrando a competitividade nas empresas e interligando o país através do mundo digital. O satélite será usado para implementar o PNBL principalmente em áreas remotas e para serviços de comunicação estratégica do governo federal.
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários