20/04/2024

Rede 4G tem aumento de 120% em um ano no Brasil

Aos poucos, tecnologia 4G/LTE vai cobrindo o território brasileiro.

Depois de superar a marca de 5 mil municípios com banda larga móvel em abril, chegou a hora do 4G também se expandir, levando em conta que a tecnologia já está presente no país há algum tempo.






De acordo com um balanço feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a navegação usando as redes de internet 4G apresentou um crescimento estimado em 120%, em comparação com o mesmo mês do ano passado, alcançando 67 milhões de acessos.



O aumento de municípios com essa tecnologia se dá principalmente pela demanda que tem subido bastante nos últimos meses, principalmente com o crescimento do número de celulares com a tecnologia 4G disponível.
Onde está implantado, a procura por 4G só cresce. Na Vivo, por exemplo, o tráfego da rede 4G ultrapassou a de 3G em dezembro do ano passado. A companhia pretende aumentar a cobertura para 2 mil cidades neste ano. Hoje são 1.001 cidades cobertas.
A Nextel já possui um planejamento em relação ao aumento do sinal 4G, começando pelas regiões próximas às capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, lugares onde a empresa registrou um fluxo maior de dados. A Nextel possui cobertura 4G em 10 cidades brasileiras.
A Claro também vem concentrando os investimentos de rede em 4G. A operadora pretende equilibrar a intensidade dos investimentos na tecnologia conforme o volume de clientes for crescendo também nessa área. A meta é atender 2 mil municípios com 4G até o final de 2017. Atualmente são 851 municípios com sinal 4G da Claro.

A TIM passou a se movimentar muito mais no que diz respeito ao 4G. A operadora quer dobrar o número de cidades 4G até o fim deste ano – atingindo 2 mil municípios – dentro de um plano de investimento trianual (R$ 12,5 bilhões), que apresentou redução em relação ao plano anterior (R$ 14 bilhões). Atualmente a TIM é líder em cobertura 4G no país com 1.360 municípios atendidos com a tecnologia, segundo dados da consultoria Teleco.

A Oi tem investido em expansão de sua infraestrutura. Em 2016, foram implantados 955 novos sites de telefonia móvel e outros 5.827 foram ampliados ou modernizados. Além disso, cerca de 325 mil novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas no país. A Oi oferece cobertura 4G em 284 cidades e deverá chegar a 844 cidades até o final do ano.



Tal feito se tornou possível com o crescimento da disponibilidade das faixas transmissoras de sinal, principalmente as de 1,8 GHz (via refarming) e de 700 MHz (após desligamento da TV analógica em certas cidades), deixando assim o tráfego de informações “mais leve” e permitindo que o sinal flua com mais facilidade.
LEIA TAMBÉM:

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários