18/04/2024

Telefônica é o mais novo membro do FTTH Council

A Telefônica é o mais novo membro do FTTH Council, organização mundial de desenvolvimento de mercado da tecnologia de fibra óptica nas redes de acesso. A informação foi dada pelo diretor de fibra óptica da própria operadora, André Krieger. “Já está tudo certo e até março a Telefônica será formalmente anunciada como membro do FTTH Council”, diz. A Telefônica é a terceira operadora brasileira a fazer parte do rol de membros da organização, que conta com 300 empresas. As outras são Cemig Telecom e TIM.


O ingresso da Telefônica no FTTH já era mais do que esperado. Desde 2009, a operadora é a que mais tem investido em fibras ópticas domiciliares no Brasil. A incumbent foi a primeira a apostar no fiber-to-the-home e atualmente sua rede soma aproximadamente 1 milhão de home-passed no estado de São Paulo. Krieger, aliás, aproveitou a ocasião para ratificar a ambiciosa e tão propalada missão da Telefônica nesse mercado. “Hoje temos 50 mil clientes FTTH. Nossa meta é ter 1 milhão até 2015”, afirmou.


FTTH Council

O executivo da Telefônica esteve presente em um evento realizado em São Paulo nesta quinta-feira, 26, pelo FTTH Council e a TE Connectivity (antiga Tyco Electronics). O encontro contou com a presença do presidente do FTTH nos EUA e diretor da TE da América Latina, Gilberto Guitarte. Segundo ele, a organização trabalha para conferir escala comercial e desenvolvimento ao mercado de fibras ópticas. Para isso, a produção local de toda a solução óptica, de ponta a ponta, é imprescindível. “Algumas empresas, como Furukawa, Prysmian e Draka fabricam cabos ópticos no Brasil, mas é preciso trazer a produção da parte de distribuição também, como os distribuidores ópticos, caixas de emenda, spliters”, diz. Essas soluções, segundo a TE Connectivity, representam cerca de 25% do custo de uma rede FTTH. “O (alto) valor do CAPEX, além da (carência de) força de trabalho tem sido os principais obstáculos para as operadoras no Brasil migrarem e investirem no FTTH. Mas estamos conversando com elas e com o governo para estimular isso. Não tem jeito, o FTTH é a única solução à prova de futuro. No meio deste ano, lançaremos no Brasil cursos de capacitação de instalação do FTTH em português”, diz.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários