Para ministro, são pertinentes as reclamações

Para o titular das Comunicações, Paulo Bernardo, o foco do problema são os planos de vendas das operadoras, atrativos, sem investimentos em infraestrutura de transmissão
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, avaliou ontem que são pertinentes as reclamações de usuários de telefonia móvel em relação à má qualidade de sinal de algumas operadoras
Em entrevista ao programa de rádio “Bom Dia Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Bernardo disse que as empresas são fiscalizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e podem ser punidas.

“Algumas operadoras estão oferecendo o serviço com planos muito atrativos e não estão fazendo os investimentos correspondentes. Elas vendem 1 milhão de celulares e têm uma infraestrutura para atenderem 600 mil celulares. É evidente que começa a ter problema”, afirmou Bernardo.

O ministro lembrou que o governo prepara medidas de incentivo fiscal para desonerar a construção e expansão das redes de fibras ópticas e citou o Plano Nacional de Metas de Competição (PGMC), que deve ser aprovado pela Anatel neste semestre.

O plano obriga as empresas a compartilharem infraestrutura, mediante o pagamento adequado. “Não é razoável achar que todo mundo tem que fazer antena, até porque a cidade vi-ra um paliteiro”, concluiu.

Mais reclamada


Em todo o Brasil a situação nacional é realmente problemática. Conforme o #Minha Operadora destacou agora a pouco, esse tipo de prestação de serviço lidera a lista das reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Relatório do Procon-Fortaleza, por exemplo, mostra que no ano passado, a empresa Oi ocupa o primeiro lugar entre todas as reclamações feitas ao órgão, com total de 472 casos.

Já a Tim chegou a ser proibida, por duas vezes, de habilitar novas linhas e comercializar chips. Em defesa, as empresas costumam alegar que estão sendo feitos investimentos nas redes de transmissão, o que poderá melhorar o atendimento.
E agora
Agora que, oficial e literalmente, o problema chega aos ouvidos do Governo Federal, cabe esperar para que a Anatel tome providências contra o péssimo serviço prestado pelas empresas de telefonia móvel.
SERVIÇO 
Problema com as operadoras de telefonia móvel?

Onde reclamar: Sessão #prontofalei aqui mesmo do portal #Minha Operadora. A sua mensagem será publicada na página da sessão e será encaminhada ao setor responsável da operadora criticada.

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