20/04/2024

Internet com até 35 Mega de velocidade é nova meta da Oi

Uma rede com mais de trinta mil quilômetros de fibra já está quase concluída, e vai ligar doze capitais brasileiras.

A Oi não pretende ficar parada no mercado de internet banda larga. O presidente da operadora, Bayard Gontijo, anunciou que 65% das localidades atendidas pela Oi serão contempladas até o final de 2016 com velocidades de 20, 25 e até 35 Mbps.

Até o final deste ano de 2015, doze capitais receberão um backbone (rede) de fibra ótica com capacidade de transmissão de 100 Gbps. No entanto, a tecnologia utilizada para levar o sinal até a casa do cliente será a VDSL, praticamente idêntica a atual ADSL, mas capaz de atingir taxas maiores de velocidade de download e upload. Esta tecnologia também é capaz de oferecer o serviço de TV por Assinatura.

Do Nordeste ao Sul

Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Catarina, São Paulo, Teresina e Vitória são as cidades que serão conectadas pelo backbone ótico com 30 mil quilômetros de fibra que está sendo montado pela empresa, estando com 81% do projeto concluído até o momento. No Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Oi ainda pretende reforçar a capacidade de transmissão de internet por fibra óptica (FTTH).

Roteador IP Single Edge

Outra novidade da Oi que estará pronta até o final do ano, é uma nova rede de roteador IP single edge, que deve unir os usuários em uma só plataforma. 69% dos trabalhos já estão prontos.

Aumento de velocidade

Tanto a construção do backbone de fibra, quanto a rede de roteador IP single edge devem elevar a velocidade média por usuário do Oi Velox. E essa é a ideia da operadora. Atualmente a companhia se concentra apenas em vendas de, no máximo, 15 Mega de rapidez.

Segundo dados do segundo trimestre (abril – junho) de 2015, a operadora aumentou em 11,6% o número de clientes com velocidades acima de 5 Mbps. Isso quer dizer que, dos 5,16 milhões de usuários de internet banda larga da Oi, 54,5% possuem velocidades maiores que 5 Mega. Já os acessos com mais de 10 Mega de velocidade representam 26,6% da base, tendo um crescimento de 6,8% em relação ao segundo trimestre do mês anterior.

A performance média geral do Oi Velox foi de 4,9 Mbps, tendo aumentado 21,4% em relação ao mesmo período (2TRI) do ano passado.

Em ranking referente ao mês de julho divulgado pela empresa de streaming de vídeos Netflix sobre a velocidade média apresentada pelas principais operadoras de internet brasileiras, o Oi Velox aparece em quinto lugar de seis colocações, com 1,84 Mbps. Veja a lista e gráfico completo aqui.

Leia também:
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários