Ao todo, dez critérios foram analisados, sendo que Vivo liderou em oito deles. Claro e TIM venceram em um cada. |
A Vivo liderou em oito dos dez indicadores do celular acompanhados pela consultoria em telecomunicações Teleco no 2º trimestre de 2015 (2T15). A Claro e a TIM lideraram nos outros dois indicadores.
A Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
Indicadores | Líder no 1T15 | Líder no 2T15 | ||
1
|
Celulares | Market Share | Vivo | Vivo |
2
|
Pré-pago | Market Share | TIM | TIM |
3
|
Pós-pago | Market Share | Vivo | Vivo |
4
|
Crescimento Celulares | Adições Líquidas | Vivo | Vivo |
5
|
Banda Larga Móvel
|
Market Share de 3G/4G | Claro | Claro |
6
|
Receita | Receita Líquida | Vivo | Vivo |
7
|
Receita de Dados
|
Rec. Dados/Rec. de Serviços | Vivo | Vivo |
8
|
Crescimento da Receita |
Cresc. da receita de serviços | Vivo | Vivo |
9
|
Receita p/ Cliente
|
ARPU | Vivo | Vivo |
10
|
Cobertura | População Atendida com 2G, 3G e 4G |
Vivo | Vivo |
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 2º trimestre de 2015 (2T15).
1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2º trimestre de 2015 (2T15) com 82,7 milhões de celulares e market share de 29,3%.
A Vivo ganhou market share no 2T15, enquanto TIM e Claro perderam.
Market Share | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 | 2T15 |
Vivo | 28,68% | 28,78% | 28,66% | 28,47% | 28,89% | 29,26% |
TIM | 27,02% | 26,91% | 26,89% | 26,97% | 26,73% | 26,41% |
Claro | 25,13% | 24,95% | 25,01% | 25,33% | 25,39% | 25,21% |
Oi | 18,49% | 18,53% | 18,47% | 18,14% | 17,78% | 17,78% |
No 2T15, a Oi retomou a liderança no DDD 71 (Salvador), que havia perdido para a Claro no trimestre anterior, e assumiu a liderança no Maranhão, superando a TIM.
– | Líder em Market Share no 2T15 | ||
Região | UF* | áreas locais (DDD) | |
Vivo | I, II e III | 11 | 28 |
Claro | – | 7 | 15 (-1) |
TIM | – | 8 (-1) | 19 |
Oi | – | 1 (+1) | 5 (+1) |
* Unidade da Federação
2) Market Share Pré-pago
A TIM é a líder em pré-pago, mas perdeu market share no 2T15. Já Vivo e Oi ganharam market share no trimestre.
Pré-pago | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 | 2T15 |
TIM | 29,1% | 29,2% | 29,4% | 29,7% | 29,3% | 28,9% |
Claro | 25,5% | 25,4% | 25,5% | 26,0% | 26,2% | 26,1% |
Vivo | 25,2% | 25,1% | 24,7% | 24,2% | 24,8% | 25,1% |
Oi | 19,8% | 19,9% | 19,9% | 19,6% | 19,3% | 19,4% |
3) Market Share Pós-pago
A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre, juntamente com TIM e Nextel.
Pós-pago | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 | 2T15 |
Vivo | 40,6% | 41,3% | 41,5% | 41,8% | 41,6% | 41,7% |
Claro | 23,8% | 23,4% | 23,3% | 23,1% | 22,9% | 22,5% |
TIM | 19,9% | 19,3% | 18,7% | 18,5% | 18,7% | 19,1% |
Oi | 13,9% | 13,8% | 13,7% | 13,5% | 13,2% | 12,9% |
Nextel |
1,07%
|
1,61%
|
1,97%
|
2,23%
|
2,62%
|
2,93%
|
4) Crescimento celulares: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre
A Vivo liderou o crescimento no 2T15 com quase o triplo de adições líquidas da segunda colocada (Nextel).
– | Adições Líquidas (Milhares) | |||||
1T14
|
2T14
|
3T14
|
4T14
|
1T15
|
2T15
|
|
Vivo |
1.220
|
892
|
466
|
115
|
1.942
|
776
|
Claro |
45
|
27
|
860
|
1.470
|
835
|
(739)
|
TIM |
486
|
286
|
674
|
843
|
29
|
(1.149)
|
Oi |
363
|
502
|
346
|
(509)
|
(530)
|
(157)
|
Nextel |
339
|
367
|
268
|
220
|
308
|
264
|
TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no total de celulares e no pré-pago.
A Vivo e a TIM lideraram o crescimento no pós-pago.
5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share
A Claro era a lider em market share de banda larga móvel no Brasil em jan/15, último mês para o qual a Anatel havia divulgado estas informações quando da publicação deste comentário.
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.
6) Receita Líquida: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,2 bilhões no 2T15 e crescimento de 7,0% na comparação com o 2T14.
R$ milhões | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 | 2T15 | Cresc. 2T15 / 2T14 |
Vivo |
5.739
|
5.808
|
5.921 | 6.203 | 6.229 | 6.212 | 7.0% |
TIM | 4.555 | 4.628 | 4.698 |
5.017
|
4.390
|
4.193
|
(9,4%) |
Claro |
3.024
|
3.033
|
2.929
|
3.186
|
3.035
|
3.057
|
0,8% |
Oi |
2.547
|
2.608
|
2.559
|
2.812
|
2.637
|
2.398
|
(8,1%) |
7) Receita de Dados: Vivo lidera
A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.
Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,7 bilhões), seguida pela TIM (R$ 1,3 bilhões).
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 2T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo.
A queda na receita de voz é a principal responsável por este resultado..
9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 10,8) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 12,7).
ARPU (R$) | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 | 2T15 |
Vivo | 24,8 | 23,3 | 23,4 | 23,6 | 24,6 | 24,3 | 23,5 |
Oi | 19.9 | 18,5 | 17,7 | 17,4 | 18,7 | 17,7 | 16,3 |
TIM | 19,2 | 18,0 | 17,3 | 17,4 | 18,0 | 17,0 | 16,1 |
Claro | 16,0 | 15,0 | 15,0 | 15,0 | 15,0 | 13,0 | 13,0 |
ARPU Brasil | 20,1 | 18,9 | 18,6 | 18,6 | 19,3 | 18,2 | 17,5 |
Oi Varejo |
15,6
|
14,9
|
14,0
|
13,7
|
14,4
|
15,4
|
15,4
|
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 2T15 apresentaram queda de 8,6% na comparação com o 2T14.
Minutos | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 | 2T15 |
Vivo | 135 | 129 | 132 | 141 | 130 | 131 |
TIM | 140 | 137 | 136 | 130 | 120 | 119 |
Claro | 122 | 117 | 122 | 123 | 81 | 100 |
MOU Brasil | 133 | 128 | 130 | 132 | 111 | 117 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
10) Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo era líder em população atendida no 2T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (87,9%) e em população com 4G (40,6%). A Claro liderava em população atendida com 2G (92,2%).
A Vivo liderava também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.
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Com informações de Consultoria em Telecomunicações Teleco.