Reconhecimento facial no Rio de Janeiro utilizará software da Oi

Programa de reconhecimento facial na cidade do Rio de Janeiro fará sua estreia em Copacabana durante o carnaval.



A Oi fornecerá o software para o programa de reconhecimento facial que será instalado em Copacabana – Rio de Janeiro. A iniciativa, que entrará em operação no carnaval, tem como parceiros as secretarias de Polícia Militar e de Polícia Civil, Detran, Prefeitura do Rio de Janeiro e a Oi.


“A Oi já é uma parceira do estado. Hoje, dá todo o suporte à telefonia 190 e toda a rede de dados da corporação. Esse custo já está agregado ao serviço que a Oi presta ao estado. Isso na realidade é o tráfego de dados”, diz o porta-voz da secretaria, coronel Mauro Fliess, em declaração à Agência Brasil.



O reconhecimento facial é feito através das câmeras de trânsito e de segurança instaladas nas ruas do bairro. Serão utilizadas câmeras que já estão ativas em ruas da região, porém novos equipamentos serão instalados, confirma Mauro Fliess.



De acordo com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, com o programa será possível, por exemplo registrar a presença de um criminoso ou de um carro roubado durante uma blitz ou em um bloco carnavalesco.

As imagens serão transmitidas para o  Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, região do central do Rio. No CICC os operadores vão checar as informações enviadas com os bancos de dados da Polícia Civil, no caso de reconhecimento facial, e do Detran para as placas de carros.


VIU ISSO?



Entre os motivos para a escolha de Copacabana como bairro para que o projeto fosse iniciado tem relação com a quantidade de turistas visitam a região e também o tamanho do bairro.




“O turismo é o novo petróleo, é dali que o estado pode atrair divisas para sair da situação financeira que se encontra, então, já tem sido feito um esforço muito grande em toda a região turística e isso é um complemento para esse esforço”, destaca Fliess.

O projeto deve chegar em outros bairros do Rio de Janeiro, porém ainda não há uma previsão para esse lançamento.



About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*