30/04/2024

Oi terá modelo de negócio semelhante à Amazon

Empresa terá marketplace para venda de produtos e serviços digitais; atuação no streaming pelo Oi Play também é certa.

Comercial da Oi
Imagem: Reprodução YouTube

Com a aprovação do novo plano de recuperação judicial, a Oi (OIBR3 / OIBR4) já pode estruturar o futuro de sua operação.

Obviamente, a ação envolve diretamente a InfraCo, empresa que vai concentrar toda a infraestrutura da rede da operadora, mas vai além.

A ideia da Oi é ter um marketplace para venda de produtos e serviços digitais variados. Consumidores poderão comprar eletrodomésticos, contratar empréstimos e até mesmo seguros residenciais.

O projeto é criar um verdadeiro hub, um e-commerce, mas no primeiro momento, os itens serão vinculados com as telecomunicações.

No futuro de sua operação, a Oi estará concentrada na ClientCo, que vai absorver mais de 18 milhões de clientes dos serviços fixos e corporativos, além da InfraCo, que vai concentrar a infraestrutura.

Entretanto, a segunda empresa mencionada terá 51% do seu controle acionário vendido como parte do novo plano de recuperação.

VIU ISSO?

–> Oi deve ser intimada para cumprir ordens de pagamento

–> Venda de ativos da Oi não terá intervenção do governo

–> Ações da Oi despencam após aprovação de aditamento

É por aqui que a tele carioca planeja sua participação no leilão 5G. Ao todo, já são mais de 10 interessadas na InfraCo e as conversas sobre a conectividade de quinta geração fazem parte do negócio.

Mas, a Oi não depende disso para tomar decisões. O 5G será importante para o fornecimento da banda larga sem fio, por exemplo, mas a fibra segue fortalecida.

Portanto, o futuro da companhia caminha para os moldes do modelo de negócio que é praticado pela Amazon nos dias atuais, que possui marketplace, streaming e mais frentes.

Até mesmo o Oi Play é parte da futura estratégia da marca. Segundo o CEO Rodrigo Abreu, “é melhor atuar como marketplace de conteúdo do que ser vendedor de pacote pré-definido”.

Com informações de O Globo

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários