30/04/2024

Discador do Google ganha recurso de ‘chamadas verificadas’

Usuários do Android poderão saber antes de atender o motivo de uma empresa estar ligando para o seu número telefônico.

O Google começou a implementar o recurso de “chamadas verificadas” para o aplicativo “Google Phone”. Com a nova funcionalidade, usuários de smartphones baseados no sistema Android poderão descobrir a identidade da empresa que está realizando a chamada e, até mesmo o motivo, da ligação, antes mesmo de atendê-la.

O novo recurso não funciona aleatoriamente. Antes de realizar uma chamada para um determinado número, a empresa deverá enviar alguns detalhes ao servidor de chamadas verificadas, incluindo detalhes do telefone comercial, o número de destino e o motivo da chamada.

A partir daí, a aplicativo busca essas informações e as compara com os dados que o Google já possui. Se esses dados forem verdadeiros, o aplicativo exibirá a chamada como verificada.

Assim, o usuário do app poderá receber essas informações e decidir se ele atende ou não a ligação.

Entretanto, a tecnologia também apresenta problemas. Se uma empresa decidir não enviar informações para o Google, a ferramenta não vai funcionar. Companhias de telemarketing ou mesmo golpistas provavelmente não terão interesse em utilizar o recurso.

Além disso, o usuário do smartphone precisa adicionar seu número de telefone à sua conta do Google. Nem todo mundo está disposto a revelar tais dados pessoais.

VIU ISSO?

–> Google estende acesso gratuito a ferramenta de teleconferência

–> Google vai liberar sucessor do SMS sem parceria com operadoras

–> Google está desenvolvendo criptografia para o app Mensagens

O Google Phone é um aplicativo de discagem que permite acessar a lista de contatos, além de realizar e receber chamadas telefônicas. Uma de suas funcionalidades é a possibilidade de identificar chamadas de pessoas com números cadastrados no diretório do Google.

Por enquanto, o app funciona apenas em dispositivos Pixel e em um pequeno número de aparelhos compatíveis.

Com informações de GizChina.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários