Domínio das grandes empresas na telefonia móvel pode acabar

Levantamento do Empresômetro traz uma outra perspectiva sobre o mercado.

Smartphone (Ilustração Empresômetro)
Imagem: Divulgação Empresômetro

Com um total de 228 milhões de aparelhos, o Brasil conta com mais de 1.900 empresas no setor de exploração da telefonia móvel. O lucro movimentado é de R$ 100 bilhões anuais e as grandes concessionárias ainda representam por volta de 75%.

Entretanto, de acordo com último levantamento do Empresômetro, o cenário pode mudar. No número supracitado, as outras empresas são pequenos fornecedores de comunicação.


Tratam-se de prestadoras que fazem venda de linhas e oficina de reparos para aparelhos cadastrados sob a atividade de telefonia celular.

Nos dias atuais, todos os municípios estão cobertos por algum serviço de telefonia móvel. A consequência é um notório aumento na venda de linhas pelos pequenos agentes autorizados, além do conserto.

VIU ISSO?
Empresas de pequeno porte conquistam vice-liderança em banda larga
Oi negocia venda da operação móvel para TIM e Telefônica Vivo
Cobrança indevida de operadoras prescreve após dez anos

O Sudeste concentra o maior número de empresas, com um total de 906. Em seguida vem o Sul, com 341. É por esse nicho que as pequenas empresas podem começar a ocupar uma boa parte da porcentagem que calcula o segmento móvel.

“É um mercado que tende a crescer ainda mais no futuro. A tecnologia já torna mais fácil uma pequena empresa concorrer com grandes multinacionais em muitos setores, na telefonia celular não será diferente. O mesmo ocorre com os aparelhos, cada vez mais avançados, carecem de rede de assistência especializada, pois são diversas marcas, uma vez que a tecnologia para sua produção foi difundida entre os fabricantes e hoje já não pertence a poucas e grandes empresas”, explica Otávio do Amaral, CEO do Empresômetro.

O executivo explica também que os empresários precisam investir nisso, afinal, são serviços com uma relação estreia com a tecnologia. Caso contrário, terão que deixar o mercado.

A realização do levantamento é do Empresômetro, companhia brasileira especializada em inteligência de mercado.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários