30/04/2024

Claro e Vivo dominam ranking lançado pela Anatel

Tradicional consulta de dados da agência ganhou novidades; entenda.

Logotipo Vivo e Claro
Imagem: Logotipo Vivo e Claro

A Anatel incrementou ainda mais a consulta de dados em seu site oficial. A partir de agora, os usuários vão contar com um “ranking” de todas as operadoras, que obviamente será atualizado de acordo com o tempo.

O domínio dos segmentos divulgados não é surpresa para ninguém. A Claro segue no topo do mercado de banda larga e TV por assinatura e a Vivo assume a liderança na telefonia móvel e fixa.

É importante lembrar, inclusive, que os pequenos provedores, também conhecidos como competitivos, ocupam a maior fatia em internet fixa, mas as listas da Anatel consideram as empresas de forma isolada.

Os interessados em fazer qualquer tipo de consulta poderão ainda utilizar os filtros por estado e período de tempo.

Para exemplificar, selecionamos o Rio de Janeiro e as empresas destacadas foram Oi e Claro. A primeira lidera nos acessos de banda larga e telefonia fixa. Já a segunda é líder na TV por assinatura e telefonia móvel.

Imagem: Ranking da Anatel - Telefonia Móvel
Imagem: Ranking da Anatel – Telefonia Móvel

Há ainda a possibilidade de exportar os dados do ranking em uma planilha do Excel, com todas as informações que estão disponíveis na web.

VIU ISSO?

–> Oi alerta Anatel sobre migração da telefonia fixa

–> Anatel vai converter multa da Claro em obrigações

–> Anatel alerta usuários sobre golpe de internet grátis

Pelos dados divulgados, é interessante observar que a única disputa “acirrada” se configura entre Vivo e Oi na telefonia fixa. A empresa carioca perde para a concorrente por apenas 1%.

Ranking da Anatel - TV por assinatura
Ranking da Anatel – TV por assinatura

Em outros segmentos, a liderança é vantajosa para as empresas que estão no topo, mas nada é impossível para os concorrentes.

É importante destacar que as empresas de telecomunicações não são obrigadas a compartilharem seus números de acessos com a Anatel. No entanto, a nova prática da agência pode funcionar como um incentivo.

Com o ranking, divulgar os números oficiais trará mais visibilidade para todas.

Com informações de Anatel

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários