05/12/2025

Ações da Telecom disparam após oferta da estatal CDP

Investidor apresentou oferta não vinculativa pela rede fixa do Grupo TIM, fazendo concorrência com proposta do fundo KKR.

Salvar post

Depois que o investidor estatal italiano CDP e o fundo australiano Macquarie apresentaram uma oferta conjunta não vinculativa para a compra da rede fixa da Telecom Italia, fazendo concorrência com o fundo norte-americano KKR, as ações da empresa italiana tiveram uma alta de até 5% nesta segunda-feira (06). Os papéis subiram cerca de 3,14%, para 0,31 euro cada, patamar mais alto desde abril do ano passado.

Com mais companhias apresentando interesse no seu ativo mais valioso, aumenta o poder de barganha, de acordo com a corretora Equita em relatório a clientes. “A notícia é positiva para a Telecom Italia, pois um segundo interesse aumenta seu poder de barganha“.

Segundo fontes familiares com o assunto ao portal Reuters, ambas ofertas são similares e envolvem os ativos da rede fixa de telefonia do Grupo TIM, assim como as atividades da FiberCop e uma fatia na Sparkle. Os valores propostos também são semelhantes, onde o CDP e o KKR avaliam em cerca de 18 bilhões de euros (US$ 19,2 bilhões).

Entretanto, os preços das propostas estão abaixo dos 31 milhões de euros que a Vivendi, principal acionista da Telecom Italia deseja. Inclusive, o apoio da Vivendi é fundamental para aquela negociação com o grupo.

Vale ressaltar também que Giorgia Meloni, a primeira ministra italiana, já deixou bem claro que deseja ter o controle da rede da empresa, e ao mesmo tempo, proteger os empregados, mas não há um consenso dentro do governo sobre como atingir esse objetivo. Inclusive, a proposta da KKR deixa a porta aberta para que uma entidade estatal possa se envolver, mas se opõe ao CDP desempenhar esse papel devido a questões antitruste.

A venda dos ativos da Telecom Italia faz parte do plano de reestruturação apresentado pelo CEO Pietro Labriola para cortar a dívida de 25 bilhões de euros da empresa e financiar uma reforma do grupo sedento de receita.

FonteUOL
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários