14/12/2025

TIP Brasil adquire Tá Telecom e acelera consolidação das MVNOs no país

Operação mantém marcas independentes e amplia cobertura para provedores regionais.

Salvar post
tip brasil tá telecom
Divulgação

A TIP Brasil anunciou na última quarta-feira (19), a aquisição de 100% das ações da Tá Telecom, operadora móvel virtual (MVNO) fundada por 70 provedores regionais de internet. A transação, cujo valor não foi divulgado, foi revelada durante o evento IoT, MVNOs e Redes Privativas, organizado pelo Tele.Síntese em São Paulo, e tem como objetivo consolidar a presença da TIP no segmento de MVNO e fortalecer o ecossistema de provedores no país.

Leia mais:

Consolidação do mercado de MVNO

Com a aquisição, a TIP Brasil busca ampliar sua atuação no território nacional, somando esforços com uma empresa que construiu sólida reputação ao longo de três anos de operação.

Buscamos consolidar o mercado de MVNO e somar esforços com uma empresa que sempre manteve um padrão elevado de atuação. A Tá Telecom foi uma boa concorrente e agora será uma aliada estratégica a fim de elevar ainda mais o nível de inovação do setor“, afirma Cristiano Alves, diretor comercial da TIP Brasil.

À esquerda, Rudinei Gerhart, CEO da Tá Telecom, ao lado de Cristiano Alves, diretor comercial da TIP Brasil. (Foto: Divulgação)
À esquerda, Rudinei Gerhart, CEO da Tá Telecom, ao lado de Cristiano Alves, diretor comercial da TIP Brasil. (Foto: Divulgação)

Marcas mantêm operação independente

A estratégia prevê a manutenção da marca Tá Telecom operando de forma independente, com todas as equipes e gestão atual preservadas. Rudinei Gerhart, sócio-fundador e CEO da Tá Telecom, permanecerá à frente da operação. Segundo ele, o movimento não deve ser visto como uma simples venda, mas como uma união estratégica. “A soma não é aritmética, não é um mais um igual a dois, é um mais um igual a cinco”, destacou Gerhart durante o anúncio.

A Tá Telecom foi estruturada por 14 sócios, sendo pelo menos dez provedores regionais, e atua com foco no mercado corporativo (B2B), oferecendo soluções white label para ISPs. A operadora utiliza a infraestrutura da TIM para disponibilizar serviços móveis nas tecnologias 4G e 5G, contando atualmente com 205 clientes e entre 60 mil e 70 mil ativações. A empresa já foi reconhecida internacionalmente pela Conecta Latam como líder em inovação na América Latina.

Quer acompanhar tudo em primeira mão sobre o mundo das telecomunicações? Siga o Minha Operadora no Canal no WhatsAppInstagramFacebookX e YouTube e não perca nenhuma atualização, alerta, promoção ou polêmica do setor!

Ampliação de rede e portfólio

Com a integração, os parceiros da Tá Telecom passam a ter acesso à rede MVNO com cobertura da Vivo, ampliando as opções disponíveis. Cristiano Alves reforçou que o modelo de negócio permanecerá inalterado: “O provedor de internet sempre vai estar no meio, a TIP nunca vai chegar no cliente final. O modelo de negócio não vai mudar, jamais“, garantiu o executivo.

Os clientes das duas companhias também serão beneficiados com um portfólio mais robusto, que incluirá telefonia fixa, IoT, inteligência artificial, TV, streaming, vigilância e telemedicina. Além disso, o roaming internacional da TIP estará disponível para todos os usuários das marcas. Carlos Rattis, head de MVNO da TIP, explicou que as operações manterão estruturas próprias, mas com integração quando necessário para otimizar gargalos operacionais.

Planos de expansão

A TIP Brasil informou que, somando a operação da Tá Telecom, planeja alcançar 500 mil clientes móveis ativos até 2026. A empresa também revelou estar em negociações para efetuar mais duas aquisições no próximo ano, em áreas estratégicas de tecnologia e conectividade, demonstrando uma estratégia agressiva de expansão no mercado de telecomunicações.

A companhia reforçou seu compromisso com a valorização das pessoas ao confirmar que todos os colaboradores da Tá Telecom serão mantidos, garantindo a continuidade das operações e a preservação do conhecimento acumulado pela equipe. “Acreditamos que a soma de experiências e tecnologias das duas empresas será fundamental para acelerar a transformação do mercado de MVNO e fortalecer o papel dos ISPs como protagonistas da conectividade regional“, completou Rudinei Gerhart.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários