14/09/2024

Nokia faz parceria para implementar rede de drones; confira

Nokia vai investir em drones para poder focar na prestação de diversos serviços ligados à segurança e outros.

A Nokia estabeleceu uma parceria com a Swisscom para implementar uma rede de drones em toda a Suíça, com o objetivo de melhorar a resposta a emergências e a inspeção de infraestrutura.

De acordo com o comunicado divulgado na quinta-feira, a Nokia fornecerá 300 drones, que serão operados pela Swisscom através de um modelo de drones como serviço (DaaS). Esse modelo permite que os clientes utilizem drones sob demanda, sem precisar adquiri-los ou operá-los diretamente.

Agências suíças de segurança pública, como a polícia ou os bombeiros, poderão solicitar um voo de drone à Swisscom Broadcast e acessar os dados coletados.

A tecnologia também permitirá a inspeção remota de linhas de energia, painéis solares ou infraestrutura de petróleo e gás, disse Thomas Eder, chefe de wireless embarcado da Nokia, à Reuters. “Onde quer que você não precise enviar uma pessoa porque pode ser perigoso, você pode começar enviando ou solicitando um drone”, disse Eder.

Além das aplicações militares, os drones estão sendo cada vez mais testados em áreas como a entrega de mercadorias, a inspeção de infraestrutura e a agricultura. No entanto, persistem preocupações com relação à vigilância, ao ruído e à segurança, apesar da introdução de mais leis para regulamentar o uso de drones.

A Nokia e a Swisscom disseram que cooperariam com os reguladores de aviação e de espectro e cumpririam as leis de proteção de dados. Eder afirmou que se houver alguma região em que a captura de vídeo deve ser evitada, então serão criadas zonas para serem excluídas dos percursos.

“Se houver uma praia ou uma piscina onde a captura de vídeo deve ser evitada, então zonas de exclusão aérea podem ser definidas.”

O mercado global de drones industriais vale entre 32 bilhões e 35 bilhões de dólares atualmente, acrescentou.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários