11/07/2024

Nokia testa tecnologia 50G PON em rede banda larga do Google Fiber

Na experimentação, as empresas conseguiram atingir velocidades de 41,89 Gbps de download em cima de rede de banda larga em fibra.

Nesta segunda-feira (08), a Nokia anunciou que chegou à incrível velocidade de 41,89 Gbps de download na rede ativa do Google Fiber, a operadora de fibra óptica do Google. Este é o primeiro teste da tecnologia 50G PON (rede óptica passiva) da Nokia na rede da big tech, e um dos poucos exemplos de internet de 50 Gbps ativa nos Estados Unidos.

Imagem: Nokia / Captura de tela: Golem.de

Com o experimento, a Nokia está demonstrando para provedores de internet de que sua tecnologia 50G PON pode funcionar com a infraestrutura de fibra óptica existente. Isto quer dizer que as empresas, como o Google Fiber, não precisam trocar todos os seus cabos para oferecer velocidades ultrarrápidas. “[Isso] demonstra como diferentes tecnologias PON podem ser combinadas na mesma fibra para evoluir suas ofertas de banda larga”, afirmou em comunicado.

“Os provedores de serviços precisam ser capazes de selecionar a tecnologia certa, com base em suas necessidades e caso de negócio. É por isso que já oferecemos 10G e 25G hoje, estamos testando 50G e desenvolvendo 100G – levando, em última análise, a uma gama completa de tecnologias PON que podem ser combinadas na mesma plataforma e na mesma fibra”, destacou o VP de redes de banda larga da Nokia, Geert Heyninck.

Há algum tempo que a tecnologia multi-gigabit PON está sendo desenvolvida. Em 2022, a Nokia apresentou um protótipo de 100 Gbps. No entanto, vai levar um tempo até que os planos de 50 Gbps do Google Fiber cheguem até os consumidores. Inicialmente, a empresa está oferecendo plano de 20 Gbps, disponível em algumas regiões através de um programa de acesso antecipado. O plano é implementar a tecnologia 20G PON da Nokia em todas as suas áreas de atuação até o final de 2024, mas o plano de 20 Gbps pode demorar para ser amplamente disponível (provavelmente alguns anos).

Além disso, a própria tecnologia 50G PON precisa ser melhorada. A simetria é um dos principais destaques do plano de 20 Gbps do Google, oferecendo velocidade iguais de upload e download. Nos testes da rede 50G PON, há uma diferença muito grande entre ambos, sendo que o download chegou a 41,89 Gbps, enquanto o upload ficou em 19,6 Gbps.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários