11/07/2024

Anatel inicia coleta de dados para avaliar qualidade de serviços de telecom

Avaliação junto com os consumidores é realizada por meio de ligação telefônica pela empresa pesquisadora responsável.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a partir deste mês de julho, estará ligando para os consumidores de todo o Brasil para coletar os dados referente a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida sobre os serviços de Telecomunicações 2024. O levantamento seguirá até novembro.

A avaliação junto com os consumidores é realizada por meio de ligação telefônica pela empresa pesquisadora responsável. A estimativa é que sejam entrevistadas mais de 64 mil pessoas de todo o país. Por meio desses dados, a agência também compõe o Selo de Qualidade (A, B, C, D ou E) em que cada prestadora deve ser classificada anualmente.

Nesta edição, a pesquisa fará avaliação dos serviços prestados pela Algar Telecom, BR Super, Brisanet, Claro, Gb Online, Ligga, Oi, Proxxima, SKY, Tely, TIM, Unifique, Valenet, Vero e Vivo.

Os serviços que serão avaliados pela Anatel são os de telefonia fixa, telefonia móvel, internet fixa e TV por assinatura. “A pesquisa procura entender e avaliar não só a satisfação geral do consumidor com a prestação dos serviços, mas também aspectos da qualidade do atendimento, das informações sobre o serviço contratado, do funcionamento e da cobrança ou recarga“, nota a Anatel.

De acordo com a agência, os consumidores irão responder perguntas como idade, renda e escolaridade dos consumidores, cujas questões serão utilizadas para a realização do perfil sociodemográfico. “Não haverá qualquer pergunta ou pedido de informação sobre número de documentos pessoais, e-mail, endereço, dados bancários ou senhas”, alerta.

Na edição de 2023, as médias nacionais por serviço do Índice de Satisfação Geral (ISG) foram as seguintes: Telefonia celular pré-paga: 7,79; Telefonia fixa: 7,73; Telefonia celular pós-paga: 7,61; Internet fixa: 7,43; e TV por assinatura: 7,41.

Os resultados da Pesquisa permitem aos consumidores comparar, por Unidade da Federação, a satisfação e a percepção de qualidade dos consumidores, por prestadora e por serviço.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários