14/07/2024

UM Telecom vai implementar o primeiro data center Tier 3 de Pernambuco

Empresa vai receber financiamento de R$ 41 milhões aprovado no âmbito do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações.

O Estado de Pernambuco vai receber seu primeiro data center Tier 3. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 41 milhões para a Um Telecom Serviços de Tecnologia em Internet Ltda para implementar o hub de dados por meio do financiamento foi aprovado no Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações).

A iniciativa faz parte dos planos da empresa de transformar o estado em um hub de dados, e que será o primeiro de grande capacidade (mais de 150 racks disponíveis) com a classificação Tier 3 no estado, segundo o BNDES. Essa classificação garante critérios de alta disponibilidade em energia, climatização e segurança.

O projeto será executado no Parque Tecnológico (Parqtel) de Recife, localizado no bairro do Curado, em uma região que conta com três importantes rodovias federais (BR-232, BR-408 e BR-101). A ativação do data center Tier 3 deve acontecer até o final de 2025, que é a data prevista para entrega da primeira fase

De acordo com Daniel Gomes, COO da Um Telecom, o data center da empresa foi concebido em três fases. A primeira que terá capacidade para até 150 racks e potência útil de TI de até 1 MW, em um Data Hall. Na segunda e terceira serão adicionadas 300 racks cada uma. No entanto, como o terreno é grande, há espaço para crescer.

O terreno onde ficará o data center tem 14 mil m². “Na primeira fase devemos utilizar cerca de 30% disso, considerando a parte de escritório e administrativa, portanto, há espaço para crescimento”, explica Gomes.

Em operação, o data center Tier 3 terá amplo espaço para instalação de outras empresas que farão parte do ecossistema, o que permitirá a disponibilização de serviços digitais em diversos segmentos (computação em nuvem, 5G, cyber segurança, Internet das Coisas, entre outros).

Data centers no Brasil

Segundo o BNDES, o Brasil tem aproximadamente 87 data centers tier 3, 85% deles na região Sudeste. No Nordeste, Fortaleza (CE) tem três unidades de uso comercial e João Pessoa (PB) apenas uma.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a infraestrutura digital é um eixo fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. “Aliada ao uso de energias renováveis e exportação de serviços tecnológicos, pode ser uma forma de acelerar a sofisticação produtiva da região”.

“O BNDES está atento a essa oportunidade regional para a empresa nordestina Um Telecom, que irá operar parte com energia solar, e irá vender serviços para empresas de diversos segmentos, inclusive as grandes empresas de tecnologia mundiais”, completou.

Já Daniel Gomes afirma que a implementação de políticas públicas direcionadas ao setor de data centers é crucial para fortalecer a posição do Brasil e do Nordeste nesse mercado em crescimento.

“Ao aproveitar as oportunidades oferecidas pelo segmento de hyperscale e fortalecer aspectos estruturais como infraestrutura de conectividade e formação de mão de obra qualificada, o Brasil pode se posicionar como um hub global de data centers, impulsionando a economia digital e promovendo a inovação em todo o país”, esclarece.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários