17/07/2024

Netflix faz coleção de filmes em comemoração ao ‘Dia do Cinema Nacional’

Streaming popular Netflix faz uma coleção de filmes especial para comemorar o dia do cinema nacional no Brasil.

A plataforma Netflix celebra o Dia do Cinema Nacional (19 de junho) disponibilizando uma coleção especial intitulada “Simplesmente cinema brasileiro”. Esta seleção inclui clássicos significativos como Sociedade Anônima, dirigido por Luís Sérgio Person, Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, e Rio, 40 graus, dirigido por Nelson Pereira dos Santos.

Filmes que historicamente destacam a riqueza cultural e do Brasil, mas também oferecem aos espectadores a oportunidade de explorar obras icônicas que contribuíram para o desenvolvimento do cinema nacional.

A seleção destaca e comemora a diversidade e qualidade do cinema brasileiro, abrangendo desde filmes contemporâneos bem avaliados pela crítica até clássicos e documentários. O objetivo de “Simplesmente cinema brasileiro” é promover e apoiar a indústria cinematográfica nacional. Além disso, a plataforma anunciou a produção de dois novos filmes brasileiros: “Caramelo” e “O Diário de um Mago”.

Este ano, também será disponibilizado no streaming o filme “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” de Haroldo Borges, vencedor do Prêmio Netflix na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2023.

Para os assinantes interessados na coleção de filmes brasileiros, basta acessar a página inicial da Netflix em qualquer dispositivo móvel.

Ação da Netflix tem relação com a regulação?

Além da data comemorativa, vale ressaltar que conforme se ampliam os diálogos sobre a taxação dos streamings no Brasil e concorrência desses serviços com o cinema nacional, a legislação atual obriga que as plataformas invistam em produções locais e deem mais visibilidade para elas.

Não à toa a Ancine – Agência Nacional do Cinema fez um levantamento recente que mostra justamente o baixo índice de produções brasileiras nas plataformas que entregam serviços de streaming aqui.

Avaliando os filmes brasileiros lançados entre 1995 e 2022, nota-se que muitos não estão disponíveis em serviços de VOD. Em 2022, 173 filmes nacionais foram exibidos nos cinemas, mas apenas 99 chegaram aos serviços sob demanda. Segundo a Ancine, em média, 53% dos 2.251 filmes lançados desde 1995 estão em pelo menos uma plataforma de VOD. Veja mais detalhes sobre essa pesquisa aqui.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários