26/04/2024

Conteúdo nacional ainda é escasso nos aplicativos de streaming, diz Ancine

Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023 traz importantes indicadores sobre a penetração dos conteúdos nacionais em apps de streaming.

Serviços de streaming como Netflix, Prime Video, Max (antigo HBO Max), Globoplay, entre outros, popularizaram o acesso a conteúdos como filmes, séries e documentários, porém o volume de produções nacionais nessas plataformas ainda é escasso. Essa informação parte de números divulgados na última terça-feira, 31, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) através do Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023, estudo realizado no ano passado que traz uma visão mais ampla sobre o segmento de conteúdos on-demand no país.

Netflix

A segunda edição do levantamento contém dados sobre oferta de conteúdos e plataformas de Vídeo por Demanda (VOD) — em inglês, chamado de “on-demand” — no território nacional. Os dados foram obtidos a partir de uma consultoria privada realizada pela BB Media, por meio de contrato firmado com o órgão regulador.

A pesquisa mostra que o Brasil dispõe de 62 plataformas de VOD com um acervo total que soma 60 mil títulos únicos disponíveis por assinatura. Enquanto isso, há também a modalidade gratuita (AVoD) em que é possível assistir em troca da exibição de publicidade na programação — como Pluto TV, YouTube e TubiTV — com 28 mil conteúdos.

Dos serviços avaliados, o Vivo Play é a plataforma que mais conta com obras brasileiras em um recorte que considera exclusivamente os números absolutos, seguida pelo Claro TV Mais (2º) e GloboPlay (3º). O Disney Plus e Star Plus aparecem nas últimas colocações ficando atrás até mesmo de outros serviços norte-americanos.

Confira no gráfico abaixo (fonte: Ancine):

Serviços VOD com maior número de conteúdos brasileiros. | Imagem: Reprodução/Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023.

Considerando as cinco plataformas de VOD com maior audiência no Brasil (Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, HBO Max e Netflix), a liderança fica com o Globoplay, da Rede Globo, que assume a primeira posição tanto em quantidade como em proporção de títulos brasileiros, com cerca de 1,2 mil títulos; Disney+ aparece novamente em último.

Mercado de filmes nacionais

Avaliando a penetração das obras cinematográficas brasileiras que estrearam nas telonas entre 1995 e 2022, é possível observar que uma parcela significativa dos títulos não são adicionados nos serviços VOD. Em 2022, por exemplo, as salas de cinema exibiram 173 filmes nacionais, mas apenas 99 foram introduzidos nos serviços sob demanda.

A Ancine destaca que, em média, 53% (1.198 do total de 2.251) dos filmes brasileiros lançados desde 1995 nas salas de cinema estão disponíveis em ao menos uma das plataformas de VOD da amostra.

Confira no gráfico a seguir:

Relação entre filmes lançados nos cinemas e nos streamings. | Imagem: Reprodução/Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023.
FonteAncine

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