11/07/2024

MCom doa computadores para feirantes do Mercado Ver-o-Peso, em Belém

Considerada a maior feira ao ar livre da América Latina, o mercado é um dos principais cartões-postais da cidade.

Feirantes dos Mercado Ver-o-Peso, em Belém, agora passarão a ter mais contato com a tecnologia por meio de computadores que foram doados pelo Ministério das Comunicações (MCom) nesta semana. Além da inclusão digital para os feirantes, os equipamentos vão contribuir para capacitação profissional, treinamento em informática e produtividade dos profissionais.

Fotos: Thayana de Araújo/MCom

Considerada a maior feira ao ar livre da América Latina, o Mercado Ver-o-Peso é um dos principais cartões-postais da cidade e um símbolo da cultura paraense.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, diz: “Nossa doação de computadores faz parte da missão de incluir digitalmente todos os trabalhadores brasileiros. Com acesso digital, os feirantes e pescadores podem organizar e melhorar sua produtividade, vendas pela internet e atender melhor todos os seus comércios locais e garantir o sustento de suas famílias”.

Por meio do Instituto Ver-o-Peso, os feirantes terão capacitação profissional e treinamento em informática. O instituto fica localizado em um complexo arquitetônico de 25 mil metros quadrados, ao lado do Mercado de Carne e o Mercado de Peixe, das docas de embarcações e da Feira do Açaí. Atualmente, são cinco mil trabalhadores espalhados em 30 setores. O local gera cerca de 50 mil empregos por dia.

Mário Alfredo Lima, feirante do setor de granjeiro e presidente do Instituto Ver-o-Peso, comemora o recebimento dos computadores. “O computador veio em boa hora. Ele vai auxiliar os feirantes e seus filhos a serem capacitados com informática básica e avançada. Sem contar para os ensinamentos de idiomas, já que vamos receber a COP30. Seremos o centro do mundo. Somos só agradecimento”.

“Não tínhamos condições de ter computadores e agora poderemos ofertar um bom trabalho social aos nossos trabalhadores”, complementa.

Belém foi a escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sediar a 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento será realizado em novembro de 2025. O evento debaterá alternativas para mitigar as mudanças do clima e busca acordos entre países para ações que levem ao corte de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, em diálogo com governos, cientistas e membros da sociedade civil.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários