12/06/2024

Aprender Conectado fica entre os cinco melhores do mundo no Prêmio WSIS 2024

Foram mais de mil projetos inscritos em todo o mundo e o brasileiro fazia parte da categoria de ‘Acesso à informação e ao conhecimento’.

Nesta terça-feira (28), ocorreu a premiação final do World Summit on the Information Society (Cúpula da Sociedade Mundial da Informação), em evento realizado no Alto Nível do Fórum WSIS +20 em Genebra, na Suíça. O Aprender Conectado ficou entre os cinco ganhadores do Prêmio WSIS 2024 na categoria “Acesso à informação e ao conhecimento”, que teve como campeão o projeto “Tanzania Digital Inclusion Project, Organization for Digital Africa”, da Tanzânia.

Foto EACE

Para a premiação foram anunciados 960 projetos, sendo que cinco foram escolhidos para cada das 18 categorias e um vencedor em cada uma delas. Ao longo de todas as etapas, a premiação selecionou primeiramente 360 projetos, depois anunciou 90 campeões e agora chegou aos 18 ganhadores. A seleção é organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) com participação de outras agências das Nações Unidas (ONU).

Embora não tenha levado a premiação, ficar entre os finalistas é um reconhecimento muito importante para o Brasil, segundo Flávio Santos, presidente do Aprender Conectado, que acompanhou a entrega do prêmio pessoalmente. “Ficamos muito felizes em estar entre os finalistas em uma lista que começou com mil participantes. É uma honra chegar até aqui e queremos compartilhar este reconhecimento com todo o nosso time do Aprender Conectado, diretores e professores das escolas conectadas por nós”, disse.

“É muito emocionante ver que o nosso projeto transforma a vida de alunos e professores de maneira definitiva e muda a trajetória destas pessoas”, resumiu o presidente.

O Aprender Conectado é uma iniciativa que objetiva implantar projetos de conectividade nas escolas públicas de ensino básico, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em atividades educacionais, de acordo com as obrigações estabelecidas no Edital de leilão do 5G.

O projeto já foi implantado em 10 municípios brasileiros, distribuídos pelas cinco regiões do país, atendendo um total de 177 escolas públicas, beneficiando 30,7 mil alunos.

Além de implantar solução solar nas escolas que não dispunham de energia elétrica, o Aprender Conectado fornecerá conexão de alta velocidade por 3 anos, instalou a rede Wi-Fi para distribuição do sinal e forneceu computadores para alunos e professores, com manutenção garantida por todo esse período. Foram distribuídos 4.731 notebooks educacionais para os alunos, 434 notebooks para os professores, 226 carrinhos de recarga e 260 projetores e telas.

O projeto piloto foi finalizado em agosto de 2023, e agora avança para as fases 2, 3 e 4 e deve ultrapassar 20 mil escolas em todo país.

Prêmio WSIS 2024

Trata-se de um concurso anual global desenvolvido em resposta aos pedidos das partes interessadas da WSIS para criar um mecanismo eficaz para avaliar projetos e atividades que aproveitem o poder das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para promover o desenvolvimento sustentável. O concurso reconhece histórias de sucesso notáveis de todo o mundo pelo seu papel na construção de uma sociedade da informação inclusiva.

Após diversas etapas, que incluíram a avaliação por comitê de especialistas internacionais e votação pública aberta internacional, cinco campeões foram escolhidos para cada uma das categorias do Prêmio.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários