14/06/2024

Fastweb fecha acordo com KKR e vende sua participação na FiberCop

Operação envolve a compra de todas as ações atualmente detidas pela Fastweb pelo valor de 439 milhões de euros (cerca de R$ 2,5 bilhões).

A Fastweb, uma subsidiária da operadora Swisscom na Itália, anunciou nesta quarta-feira, 05, que celebrou um acordo com Óptica Bidco, uma subsidiária da KKR, para vender sua participação na FiberCop, rede secundária de fibra óptica do Grupo TIM (antiga Telecom Italia).

GUARDA LA FOTOGALLERY

A operação envolve a compra de todas as ações atualmente detidas pela Fastweb pelo valor de 439 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,52 bilhões). A subsidiária da Swisscom é acionista da FiberCop desde 2021. À época, o braço de última milha da rede de fibra foi constituído por Grupo TIM (58% das ações), KKR (37,5%) e Fastweb (4,5%).

Mesmo com sua saída, a Fastweb informou que continuará honrando com o acordo de atacado existente com a FiberCop, garantindo que a transação não impactará a atual prestação de serviços de atacado. A empresa reiterou o seu “compromisso com a inovação e o desenvolvimento da conectividade na Itália”, e afirmou que continuará a investir significativamente para aumentar a cobertura da sua rede de fibra proprietária e controlada de ponta a ponta.

A subsidiária deve direcionar os esforços para aumentar a sua rede proprietária e seguirá atuando como um fornecedor de serviços atacadistas. “A Fastweb continua totalmente comprometida com a sua missão de impulsionar a inovação e a conectividade no país [Itália] através de investimentos nas principais infraestruturas de telecomunicações”, diz a matriz suíça, em nota.

A venda da participação na FiberCop está sujeita a conclusão do negócio entre o Grupo TIM e a KKR, no que diz respeito à NetCo, mas o fechamento do acordo é esperado para o terceiro trimestre de 2024. Esta etapa crucial determinará o efetivo fechamento da transação.

Na Itália tem ocorrido momentos importantes para o mercado. Além da aprovação da União Europeia para a aquisição na NetCo pelo fundo americano KKR, a Swisscom, a principal operadora de telecomunicações suíça, assinou um acordo vinculativo com o Grupo Vodafone Plc adquirir 100% da Vodafone Itália, que vai integrar Vodafone Itália com Fastweb.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários