11/07/2024

Claro e Nokia anuncia conclusão da 1ª fase de implementação do 5G na Colômbia

Foram implementados mais de 1 mil sites nas 6 maiores cidades do país. A Nokia assinou novo acordo que prevê a implementação de mais 400.

Nesta quarta-feira (26), a Nokia e a Claro anunciaram a conclusão da primeira fase de implementação do 5G na Colômbia. Com a abertura de mais de 1 mil sites no país, o projeto é concluído após quatro meses de concessão das licenças operadoras da rede. A multinacional finlandesa assinou um novo contrato para a implementação de mais 400 sites da tecnologia.

Em parceria com a Claro, a Nokia está fornecendo tecnologias de rádio, core de rede e infraestrutura de transporte, e também fornecerá a solução MantaRay Network Management para gerenciamento contínuo de rede e MantaRay SON, para operações automatizadas, bem como serviços de otimização de rede e suporte técnico.

A empresa será a fornecedora de equipamentos da linha Nokia AirScale, desenvolvido para operar com eficiência energética em ambientes internos e externos. O portfólio inclui ainda estações rádio base, antenas Massive MIMO de alta capacidade e soluções de cabeça de rádio remoto (RRH). A finlandesa ainda disponibiliza o core 5G automatizado para desempenho de latência ultrabaixa. Com ele é possível oferecer FWA, por exemplo, e criar outras fontes de receita.

A Claro contará ainda com a plataforma 1830 Photonic Service Switch (PSS) para fornecer conectividade multisserviço de alta velocidade em sua rede de transporte metropolitano. Neste caso ela suporta o tráfego das camadas de Agregação para Concentração.

O acordo entre as empresas que são parceiras há mais de 20 anos prevê a cobertura 5G nas seis principais cidades da Colômbia, com planos de expansão para outras 14 cidades ainda este ano. Segundo a Nokia, a parceria também “estabelecerá as bases para futuras inovações em setores como transporte, mineração, energia e petróleo e gás, entre outros”, ressaltou em nota.

Assim como mencionado, a parceria entre a Claro e a Nokia é antiga, sendo elas que implementaram, juntas, as tecnologias 2G, 3G e 4G na Colômbia. O leilão do 5G no país colombiano ocorreu em dezembro de 2023. onde a operadora móvel adquiriu um bloco de 80 MHz na frequência de 3,5 GHz, e um bloco adicional na faixa de 2,5 GHz.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários