05/04/2024

Claro, Tigo e Telefónica ativam suas redes 5G na Colômbia

Outras duas operadoras: Wom e a Telecall, que compraram espectro no leilão 5G, ainda vão ativar seus serviços no país.

O 5G acaba de chegar em mais um país da América Latina, a Colômbia. As três principais operadoras móveis colombianas, Claro (América Móvil), Tigo (Millicom) e Movistar (Telefónica), lançaram comercialmente seus serviços no último dia 23 de fevereiro. Ainda faltam a ativação de outras duas empresas que compraram espectro no leilão 5G, a Wom e a Telecall, que ainda não informaram quando irão iniciar o serviço.

No caso da Claro, a rede 5G já está disponível nas principais cidades colombianas, como Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla, Cartagena e Bucaramanga, e que “em breve” serão habilitadas em mais locais.

Em nota, a operadora destacou que “Na Colômbia oferecemos mais de 30 equipamentos compatíveis com o 5G. Nós nos conectamos e tornamos possível o avanço de todo um país. Porque agora os colombianos das principais cidades como Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla, Cartagena e Bucaramanga poderão aproveitar inicialmente o que hoje em dia é uma realidade: a rede 5G”.

“Graças a um trabalho de toda a equipe de engenharia da Claro que conseguiu instalar a infraestrutura em tempo recorde. Nosso compromisso é conectar a Colômbia, mantê-la na vanguarda tecnológica, evoluindo permanentemente através do que sabemos fazer melhor: investir para conectar”, declarou Rodrigo de Gusmao Ribeiro, presidente da Claro Colombia.

A Claro espera cobrir entre 40% e 50% do tráfego com 5G. A empresa utiliza tecnologia da Nokia e vai agregar 20 cidades nos próximos meses. Como parte da aquisição do espectro, a operadora se comprometeu a investir 568 bilhões de pesos em cobertura e contribuir para o fundo universal de TIC.

A Tigo Colombia anunciou que sua cobertura 5G está disponível nas cidades de Medellín, Barranquilla, Bogotá, Cartagena, Valledupar, Montería, Santa Marta, Villavicencio, San José de Cúcuta, Bucaramanga, Ibagué e Cali. “Hoje conquistamos um feito histórico para as telecomunicações do país. Na Tigo Colombia fomos pioneiros em conectar os colombianos com a melhor tecnologia. Esse foi nosso caminho para chegar ao 5G”, declarou Marcelo Cataldo, CEO da operadora.

Já a Movistar ativou sua tecnologia móvel em pontos de Bogotá, Cali, Bucaramanga, Villavicencio, Ibagué, Valledupar, Montería, Barranquilla, Cúcuta e Cartagena. Lembrando que a operadora tem um acordo com a Tigo para criar uma nova empresa de infraestrutura de acesso móvel que tornará a gestão das redes atuais mais eficiente e será o veículo para a implantação de novas tecnologias móveis.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários