27/02/2024

TIM pretende ampliar cobertura 5G no Rio de Janeiro em 2023

Por enquanto, somente a capital carioca conta com o sinal da nova tecnologia, deixando cidades como Niterói sem conectividade da rede.

Em encontro com a imprensa realizado em São Paulo na última quinta-feira (07), a TIM anunciou uma notícia que vai alegrar os clientes do estado do Rio de Janeiro que estão fora da capital. O CTIO da empresa, Leonardo Capdeville, afirmou que a empresa pretende ampliar sua cobertura 5G para todo o território estadual a partir do ano que vem.

Atualmente, só conta com a conexão da quinta geração de internet móvel os clientes que estão localizados na grande capital, deixando cidades metropolitanas como Niterói e São Gonçalo sem sinal de transmissão 5G.

A cidade do Rio de Janeiro recebeu o sinal da tecnologia em setembro deste ano, sendo uma das primeiras capitais a ter cobertura da rede. O projeto foi implementado durante o Rock In Rio. “O maior desafio foi instalar cem antenas simultaneamente. Foi como se tivéssemos pegado um projeto e o multiplicássemos por cinco“, conta Capdeville.

Segundo o CTIO, a agilidade da legislação carioca facilitou a implementação do 5G, uma vez que foi a primeira capital brasileira a regulamentar a instalação de antenas de telefonia com a tecnologia 5G, ao aprovar a Lei Complementar nº 234/2021, em outubro do ano passado.

“A nova lei facilitou muito. Em Belo Horizonte, por exemplo, tivemos algumas dificuldades por conta das normas defasadas”, afirmou ao elogiar a agilidade legislativa carioca.

Durante o evento, Leonardo Capdeville ainda falou sobre o futuro do setor de telecomunicações para as empresas que atuam na área. Ele comenta que o diferencial entre um serviço e outro será qualidade, já que o preço ficará equivalente.

“Mais para frente, o que vai fazer a diferença é a qualidade do serviço. O preço vai ficar equivalente e o consumidor procurará qual operadora lhe atende mais, qual resolve os problemas dele”, opina.

Ele ainda teceu críticas às empresas que atuam de forma competitiva no mercado, oferecendo serviços com preços mais baratos. “Ninguém é o mais barato sempre. A opção de ser mais barato é limitada porque depois é preciso se igualar ao preço de mercado para garantir a sobrevivência do negócio. Logo, é a experiência do cliente que fica“, conclui.

Também participou do encontro Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, afirmando que a operadora está “inovando e popularizando a tecnologia 5G no Brasil” e que a TIM conta com a maior cobertura móvel do país.

“Terminaremos o ano com a maior cobertura móvel do Brasil. E, no 5G, estamos preparados, temos mais antenas em uso do que os competidores somados”, afirmou.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários