23/04/2024

RNP busca fornecedores para implantar luminárias inteligentes 5G em cidade baiana

Iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa faz parte de um programa realizado em parceria com o Ministério das Comunicações.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está buscando fornecedores para a realização do Projeto Piloto Luminárias Inteligentes 5G, parte de um programa realizado em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom). Para isso, a RNP lançou um edital por meio do Termo de Referência ADC/13038/2024, com prazo final para envio de propostas até 06 de maio.

Inicialmente, o objetivo do projeto é implementar iluminação inteligente integrada a antenas 5G em Campo Formoso (BA), município onde fica localizado um dos campus do IF Baiano, entidade que utiliza o sistema RNP.

A iniciativa suporte redes de pesquisa e inovação e também permita a oportunidade de colaboração da academia local em seu desenvolvimento, servindo como modelo de expansão, uma vez que segundo a RNP, projeto poderá servir de referência para expansão para outras cidades brasileiras.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) explica que para a execução do projeto “é necessário estudar modelos de exploração da infraestrutura local, inclusive a partir da possibilidade de estruturação de uma rede neutra, modelo sobre o qual a RNP já detém ampla experiência, a exemplo dos trabalhos realizados no Programa Redecomep e nos projetos das Infovias 00 e 01 do Programa Norte Conectado, entre outros”.

As soluções procuradas incluem polos de iluminação inteligentes com sistema de gerenciamento remoto, câmeras com sistema de monitoramento de vídeo, serviço de Wi-Fi público e pequenas células 5G integradas, que devem ser capazes de operar nas faixas de 3,5 e 2,3 GHz, disse a RNP. Toda a solução pode contar com uma rede de fibra neutra.

A RNP estabelece alguns requisitos técnicos em relação ao que deverá ser executado no Projeto Piloto Luminárias Inteligentes 5G, e que devem ser atendidas pelos fornecedores interessados.

Um dos pontos está relacionado aos pontos de acesso Wi-Fi, que segundo a RNP, deve estar disponível em cada luminária, com cobertura de 80% da área e dois pontos de acesso por luminária, e Suporte à tecnologia 802.11ac, MIMO (Multiple-Input Multiple-Output) 2×2 ou 4×4 com velocidade de até 867 Mbps, alcance de até 122m. Todos os requisitos podem ser conferidos no portal da RNP.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários