27/04/2024

RNP busca provedores para a construção conjunta da Infovia Tocantins

Estrutura faz parte do Conecta e Capacita, que prevê a construção de 18 infovias, totalizando mais de 40 mil quilômetros de fibra óptica.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) convoca provedores e fornecedores parceiros para a construção da Infovia Tocantins, que cobrirá cinco municípios do estado com cerca de 950 km de extensão de fibra óptica. A estrutura faz parte do Programa Conecta e Capacita, que prevê a construção de 18 infovias, somando mais de 40 mil quilômetros de fibra óptica por todo o território nacional.

Imagem: RNP

Para isso, a RNP lançou o chamada de qualificação de provedores para a construção conjunta, compartilhamento, iluminação conjunta, manutenção e permuta parcial ou total, de redes ópticas de acesso, ativas ou passivas (utilizando a tecnologia xPON), redes ópticas metropolitanas e de longa distância e, também, de permutas de capacidade e canais ópticos em redes de longa distância.

O atendimento direto de instituições de ensino e pesquisa conectadas à RNP, por meio de fibras apagadas ou portas ópticas xPON, de uso da RNP no estado do Tocantins também será incluído no processo.

De acordo com a RNP, a expectativa é atender nove campi de instituições conectadas à rede, assim como a possibilidade de levar conectividade para seis campi de instituições de ensino e pesquisa estaduais. Incluem conectar também hospitais de ensino, escolas, parques tecnológicos e pontos de Wi-Fi em locais públicos. O prazo para envio de propostas vai até o dia 11 de abril.

Sobre o Programa Conecta e Capacita

O Programa Conecta e Capacita é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que prevê a implantação de 18 infovias estaduais, em parceria com os governos estaduais, com 40 mil quilômetros de fibra óptica. O programa também é uma das ações que compõem o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

A RNP planeja a ampliar a infraestrutura óptica do Estado do Tocantins, que desde 2014 ja conta com a rede metropolitana na cidade de Palmas – TO, além de canais ópticos na rota OPGW que corta todo o estado, rota de Brasília – DF a Araguaína – TO.

ViaRNP
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários