08/04/2024

Disney+ faz transmissão do eclipse solar total para o Brasil nesta segunda (08)

Cobertura em tempo real do eclipse solar total marcou a estreia da plataforma de streaming na transmissão de conteúdo ao vivo.

Nesta segunda-feira (08), um histórico eclipse solar total cruzou a América do Norte lançando uma sombra sobre parte dos Estados Unidos. O evento – visível – foi acompanhado. A The Walt Disney Company fez a cobertura especial do fenômeno. Inicialmente, a cobertura em tempo real seria somente nos EUA, mas a transmissão também foi feita para os países latino-americanos.

Reprodução/Disney+

A cobertura em tempo real do eclipse solar total marcou a estreia do Disney+ na transmissão de conteúdo ao vivo sob a sua marca National Geographic, comprada da Fox em 2019 e sempre relacionada com documentários sobre exploração científica, história, natureza e cultura.

Até então, no segmento de conteúdo ao vivo, a plataforma de streaming exibia apenas eventos esportivos, shows musicais e cerimônias de premiação na América Latina, mas a maioria eram transmitidas no Star+.

O Disney+ só havia transmitido ao vivo dois recitais de música na região, um do músico britânico Elton John em novembro de 2022 e outro da cantora argentina Tini Stoessel em dezembro do mesmo ano. No entanto, a partir de 26 de junho o Disney Plus passará a contar com todo o conteúdo ao vivo transmitido pelo Star+, pois as plataformas serão integradas.

Na América Latina, a transmissão do eclipse solta foi feita pelo streaming da Disney, com a respectiva adaptação para o idioma, a partir das 15h (horário de Brasília). A transmissão original da cobertura do eclipse, intitulada “Eclipse Across America”, foi originada pela ABC News, a divisão de notícias da rede de TV aberta da Disney nos EUA; ABC; e pela equipe dos EUA da National Geographic. Nos Estados Unidos, a Disney fez a cobertura em quase todas as suas telas, na TV aberta, na TV paga e nas plataformas de streaming.

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra e, por um curto período de tempo, bloqueando completamente a face do Sol, segundo a NASA. O fenômeno desta segunda pôde ser visto em uma faixa de terra que vai do leste do Canadá ao oeste do México, passando pelo centro-leste dos Estados Unidos. A faixa inclui cidades como Montreal, no Canadá; Burlington, Buffalo, Indianápolis, Cleveland e Dallas nos Estados Unidos; e Mazatlán no México.

O Brasil não esteve na rota do eclipse solar total deste ano. O último fenômeno semelhante no país aconteceu em novembro de 1994. Espera-se que haja um novo eclipse solar em agosto de 2045.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários