18/04/2024

Anatel atualiza regras de segurança para carregadores de celulares

Carregadores de celulares terão novos requisitos para cumprir seguindo as regras estabelecidas pela entidade de regulação.

Na quarta-feira passada, a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) publicou uma nova regra chamada Ato Nº 5155. Essa regra é sobre como verificar se os carregadores de telefone celular estão corretos. Eles atualizaram as regras técnicas e os procedimentos de teste para garantir que os carregadores estão de acordo com o que é necessário.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações decidiu fazer uma atualização porque queria garantir que os testes realizados nos carregadores fossem os melhores possíveis. Quando os carregadores são testados, é importante ter certeza de que podem lidar com situações difíceis, como quedas, altas temperaturas, conexões e desconexões repetidas da tomada e até mesmo torções nos pinos.

A ideia é assegurar que os carregadores sejam de boa qualidade e duráveis, por isso a Anatel atualizou os procedimentos de teste.

O principal objetivo desses testes é ter certeza de que o carregador é seguro para usar. Depois de passar por uma série de testes para se certificar, os pinos do carregador não devem estar dobrados de um jeito que dificulte ou impeça você de colocá-los ou tirá-los da tomada.

Também, nenhuma parte do carregador pode ter se soltado ou ficado torta de um jeito que exponha fios elétricos perigosos, colocando em risco a vida dos consumidores, direta ou indiretamente.

A partir de 14 de outubro de 2024, serão necessários novos requisitos para certificar os carregadores. Isso significa que as empresas que fabricam os carregadores, os laboratórios que os testam e as organizações que emitem as certificações terão que se ajustar às novas regras e formas de testá-los.

Esse prazo é importante porque dá tempo para todas essas partes se prepararem para as mudanças e garantirem que os carregadores que chegam ao mercado atendam aos padrões de segurança exigidos pela agência de regulação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários