18/04/2024

MCom: 180 alunos recebem certificados do curso de manutenção de computadores

Cursos fazem parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações (Mcom), para qualificar jovens e adultos.

Nesta quarta-feira (27), foi realizada a cerimônia de formação de 180 alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) – Idear, em Maracanaú, no Ceará. Na presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, os formandos receberam o certificado dos cursos de manutenção de computadores e Excel avançado.

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

Os cursos de qualificação fazem parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações (Mcom), uma das ações da pasta que incentiva a conectividade e letramento digital em todo o país.

“Gostaria de agradecer o Instituto Idear por ser um instrumento de conexão e comprometimento em capacitar e formar jovens vulneráveis e idosos em vários tipos de cursos. Aqui o aluno aprende a desmontar e montar, ajeitar equipamentos eletrônicos e também cursos de informática, do mais básico até os mais especializados, por meio do programa CRC. Isso nos orgulha muito”, disse Juscelino durante a entrega de certificados que aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Segundo o ministro, todos os estados receberão Centro de Recondicionamento de Computadores para a qualificação de jovens. “Além de ser um local com esse olhar social de inclusão digital, também tem um eixo sustentável de recondicionar os equipamentos e fazer a destinação correta do lixo eletrônico”, destacou o ministro.

Com resultado do programa, também foram entregues nas cidades de Fortaleza e Maracanaú 150 computadores distribuídos em 16 escolas para os Pontos de Inclusão Digital (PIDs). “Esse tipo de entrega nos deixa particularmente muito felizes, porque nós conseguimos cumprir exatamente a principal missão do Ministério das Comunicações, definida pelo nosso ministro Juscelino Filho, que é prover a inclusão digital de todos os cidadãos, em todo o país”, afirmou o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius.

Computadores para Inclusão

Desde a criação do programa, já foram inaugurados 23 CRCs em todo o país. Mais de 147 cursos foram oferecidos, capacitando mais de 36,2 mil alunos para a era digital. Mais de 37,2 mil computadores recondicionados já foram doados, criando aproximadamente 2,6 mil pontos de inclusão digital em 779 municípios.

Em 2023, foram doados 5,7 mil equipamentos pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), resultando na criação de 344 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) distribuídos em 129 municípios de todas as regiões do país. Foram 648 toneladas de equipamento recebidas e tratadas pelos CRCs.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários